33.1 C
Guanambi
25.5 C
Vitória da Conquista

Grupo protesta contra fechamento do comércio em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Um grupo formado por empresários e trabalhadores de diversos seguimentos realizou um protesto em frente à Prefeitura de Vitória da Conquista na manhã desta segunda-feira (1). Os manifestantes protestaram contra o fechamento do comércio não essencial na cidade.

A medida está em vigor desde o fim de semana e foi prorrogada pelo governador Rui Costa (PT) até as 5h da próxima quarta-feira (3). Já o toque de recolher das 20h às 5h têm validade ate o dia 8.

Os manifestantes levaram cartazes e entoaram coro pela reabertura do comércio. Também foi usado um carro de som onde foram ditas palavras de ordem e discursos. “Nós não estamos aqui pedindo para que o Governo do Estado prorrogue auxílio, porque nós temos braços, pernas, força, somos capazes de trabalhar. Nós estamos aqui impedidos pelo medo, pela incompetência e pelo vitimíssimo”, disse a comerciante Shirley Oliveira, uma das pessoas a frente do protesto

Ela ainda tentou justificar que a falta de vagas em UTI é já é um problema recorrente no país e que os comerciantes pagam pela “incompetência” dos governos estadual e municipal em abrir novos leitos, fazendo cobranças e críticas diretas à prefeitura em exercício Sheila Lemos e ao governador Rui Costa.

Vitória da Conquista possui 70 leitos de leitos de UTI para tratamento da Covid-19, divididos em três hospitais credenciados à rede SUS. A taxa de ocupação tem ficado próxima de 90% nos últimos dias. Nesta segunda-feira terminou em 87%.

A taxa geral de ocupação no Estado também tem aumentado dia-a-dia, mesmo com a abertura gradual de novos leitos, chegando a 83%. Já são 941 baianos entre a vida e a morte nos 1.135 leitos de UTI disponíveis em todos os hospitais do Estado. A rede privada de saúde está com taxa de ocupação próxima a 100% na capital e nas principais cidades do interior.

Com informações do Blog do Sena

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas