21.5 C
Guanambi
17.8 C
Vitória da Conquista

Brumado registra mais quatro óbitos por Covid-19 em 24 horas

Mais Lidas

A situação do município de Brumado em relação à pandemia do coronavírus segue crítica. Foram mais quatro mortes registradas neste sábado (13), totalizando 81 óbitos no município. Apesar do aumento de casos e internações nas últimas semanas, a prefeitura não tomou medidas mais restritivas, além do toque de recolher noturno decretado pelo Governo do Estado.

O município não divulga informações sobre as vítimas. No entanto, conforme informações da imprensa local, um dos mortos foi um jovem de 26 anos.

Na última segunda-feira (8), o município registo o óbito do quinto membro da mesma família e dois dias depois, mais cinco mortes foram registradas. Apenas nos doze primeiros dias de março foram 19 mortos, média de 1,58 por dia.

Estes números colocam Brumado como o município com maior letalidade dentro do Território Sertão Produtivo. A taxa está em 120,3 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, ou uma morte para cada 831 moradores, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde.

A título de comparação, Brumado com pouco mais de 67 mil habitantes tem mais casos ativos do que Vitória da Conquista, terceiro município mais populoso do estado com pouco mais de 341 mil habitantes. Enquanto Conquista tem 508 casos ativos e 46 pacientes hospitalizados, em Brumado são 662 casos e 53 pacientes internados.

Entre os 58 municípios baianos com mais de 40 mil habitantes, Brumado só tem taxa de mortalidade menor do que Itaberaba (126), Salvador (148), Jequié (156), Ilhéus (200) e Itabuna (212).

Em relação às cidades de mesmo porte próximas a Brumado, a mortalidade em Brumado é bastante superior. Macaúbas (10) e Caetité (20) tem as menores taxas de mortalidade entre o 677 municípios brasileiros com mais de 50 mil Habitantes. Já Guanambi tem taxa de mortalidade de 40 óbitos por grupo de 100 mil habitantes.

Os dados destes municípios foram obtidos junto ao sistema SUS Analítico, do Ministério da Saúde. Devido ao atraso das notificações, os dados podem ser diferentes dos apresentados pelos municípios. Em Brumado por exemplo, enquanto oficialmente foram notificadas 70 mortes, o município já contabiliza 81.

Casos

Brumado chegou à marca 5.842 casos, com 5.099 pacientes recuperados. Restam ainda 156 pacientes aguardando o resultado dos exames laboratoriais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas