23.3 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Adab apreende mais de 300 quilos de carne clandestina em Mutãs, distrito de Guanambi

Mais Lidas

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu mais de 300 quilos de carne clandestina em Mutãs, distrito de Guanambi. A operação conjunta, com o apoio da Polícia Militar (17ª BPM) e fiscais da Vigilância Sanitária Municipal, foi realizada no último sábado (27), no Mercado Municipal do distrito.

De acordo com a Adab, as irregularidades foram encontradas em dois box do mercado. Segundo Clemente Fernandes (Fiscal Agropecuário da ADAB regional), as carnes eram de abates clandestinos e estavam em péssimas condições de armazenamento, como – falta de sanitização e higiene adequados, ambiente insalubre e refrigeração imprópria.

Além disso, o fiscal destacou que os responsáveis por manusear o alimento não possuíam o devido preparo, bem como não portavam Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Essa não é a primeira vez que a Vigilância Sanitária apreende carnes em Mutãs. Em julho de 2020, o órgão realizou apreensões em açougues, após um Inquérito Civil solicitado pelo Ministério Público Estadual (MPE). O volume de carne apreendido não foi informado.

À época, a vigilância esclareceu à Agencia Sertão que os estabelecimentos não foram interditados, ou seja, não tiveram funcionamento suspensos, sendo o responsável legal orientado a realizar adequações.

Além disso, o órgão destacou que todos estabelecimentos inspecionados pela vigilância sanitária são orientados, no mínimo anualmente, para que as adequações sejam realizadas.

Conforme o órgão, os produtos que não possuem certificações, emitidas por frigoríficos legalizados, são apreendidos e incinerados.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas