32 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Baianas de acarajé: patrimônio, resiliência e economia circular

Mais Lidas

Responsáveis pela produção de uma das especiarias mais tradicionais no Brasil, as baianas de acarajé movimentam economias locais com seus tabuleiros. Para finalização do seu principal quitute utiliza-se o azeite de dendê no processo de fritura, porém o principal desafio dessas mulheres é no descarte diário do azeite residual sem que impacte de forma negativa o meio ambiente, considerando as normas da vigilância sanitária.

Como solução para o impasse, surge no Instituto de Ciências da Saúde da Ufba o projeto Baianambiental, que propõe a utilização do resíduo na fabricação de sabão artesanal e instruiu um grupo de baianas selecionadas pela associação nacional da categoria a realizar o preparo.

O professor do Instituto de Química da Ufba, José Roque, integrou a iniciativa cedendo o espaço do laboratório para atividade, bem como atuou na orientação das “alunas”. “Sob a minha coordenação as baianas prepararam o sabão artesanal, usando o óleo pós-preparação do acarajé”, explica.

Segundo Roque, o sabão é preparado utilizando o óleo em um vasilhame plástico e adicionando de forma gradual a solução de água com hidróxido de sódio sob agitação constante, ou seja, misturando todos os reagentes. “Seguindo esse protocolo, todas as baianas realizaram a preparação com sucesso”, conta.

As Baianas

As senhoras do azeite são donas de um legado de ancestralidade cultural das escravas de ganho ou ganhadeiras, que ainda no período colonial dominavam a comercialização de produtos perecíveis em Salvador e outras cidades.

“O trabalho de ganho possibilitava certa autonomia no contexto tão opressor da escravidão. Elas sempre foram preocupadas com a própria independência e esse protagonismo feminino no comércio de rua, já era visível na África nos Mercados Nagô do Baixo Daomé”, afirma o produtor cultural Vagner Rocha, que se dedica a pesquisas sobre o tema.

“Era já um hábito das mulheres iorubanas, por exemplo, sair de casa para fazer circuitos dos mercados. E mesmo na situação de escravidão, quando chegaram no Brasil, elas deram continuidade a essa tradição africana”, acrescenta Rocha.

Na próxima segunda, 10, às 19 horas, ocorrerá o debate “Baianas de acarajé: patrimônio, resiliência e economia circular” do projeto Polêmicas Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além dos citados, estarão presentes Rita Santos da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, o vereador André Fraga e a professora do Instituto de Ciências da Saúde da Ufba Angela Rocha.

Ofertada desde 2003, Polêmicas Contemporâneas é uma disciplina-evento regular  do Departamento de Educação II, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia e coordenada pelo professor Nelson Pretto.

A transmissão é aberta e livre. Para mais informações acesse: www.polemicas.faced.ufba.br/.

Fabio de Souza, projeto Sê Livre/UFBA, estudante de Comunicação da FACOM/UFBA.

*Este texto faz parte do projeto “Polêmicas contemporâneas”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A Agência Sertão atua como veículo parceiro na divulgação dos conteúdos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas