25.1 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Casos denunciados de abuso e exploração sexual infanto-juvenil tiveram queda em Guanambi no ano de 2020

Mais Lidas

Dados do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e do Conselho Tutelar de Guanambi apontam que houve diminuição nos casos denunciados de abuso ou exploração sexual em relação aos anos de 2017, 2018 e 2019. Os dados foram divulgados no site da Prefeitura de Guanambi, em uma publicação sobre a live da campanha “Faça Bonito”, evento que será promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil.

As informações estão sendo tabuladas no município desde 2016 e são usados como subsídio da análise situacional do município na elaboração e execução de políticas de proteção às crianças e aos adolescentes contra abusos de ordem sexual.

De acordo com os registros, foram apresentadas 18 denúncias de abuso sexual e duas de exploração sexual infanto-juvenil. Em relação ao ano de 2019, ano com maior número de registros da série histórica, (27 de abuso sexual e 5 de exploração sexual), a diminuição foi de 37% e em relação à média dos três últimos anos, a redução foi de quase 29%

Notificações20162017201820192020
Abuso Sexual0522212718
Exploração Sexual0505040502

Fonte: Relatórios do Conselho Tutelar

Os números são alarmantes e podem esconder uma realidade ainda mais cruel já que não são todos os casos de abuso que se tornam alvo de denúncia. Segundo dados da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia), em 2015, somente cerca de 10% a 20% dos abusos de crianças e adolescentes eram denunciados.

Faça Bonito

Neste contexto, a pasta, o Creas e o Conselho Tutelar promovem ações como a campanha “Faça Bonito”, com a live marcada para às 19h do da próxima terça-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil.

A transmissão será realizada por meio da página oficial da Prefeitura de Guanambi no Facebook. O público-alvo são os usuários das políticas de assistência social e de saúde, gestores, professores, alunos, pais e funcionários das escolas públicas e privadas do município de Guanambi.

Embora o evento seja transmitido apenas por um dia, as atividades da campanha são feitas durante todo o mês de maio, desde a capacitação dos profissionais da saúde (como Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde) para saberem como identificar e intervir nas situações de abuso, até a ampla divulgação por meio da imprensa local, adesivação e entrega de panfletos para alunos da cidade.

A Campanha

A Campanha Faça Bonito visa mobilizar e convocar toda a sociedade guanambiense para o compromisso de proteger crianças e adolescentes.

A data escolhida, dia 18, faz referência ao “Caso Araceli”, quando em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O Caso Araceli, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos.

Canais de Denúncia

Nesse momento de pandemia, é mais importante ainda voltar o olhar e o cuidado para a garantia da integridade física e psicológica das crianças e adolescentes. O abuso sexual muitas vezes permanece velado pelos membros da família e pelas vítimas, que não conseguem denunciar e pedir ajuda.

Em caso de suspeita de possíveis violações de direitos contra crianças e adolescentes, DENUNCIE!

  • DISQUE 100 – Serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual.
  • Conselho Tutelar de Guanambi: (77) 3451 – 8749 /  (77) 99961 – 4394.
  • Policia Militar:
  • Policia Civil: 197 /  (77) 3451 – 8774.
  • CREAS: (77) – 99847 – 1450.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guanambi

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas