Saúde

Projeto Glaucoma realizou 800 atendimentos em Guanambi

Publicado por
Compartilhado

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi realizou, entre os dias 28 e 29 de maio, o “Projeto Glaucoma”. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Guanambi, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) com o Adrivana Cunha Hospital de Olhos, hospital credenciado junto ao Ministério da Saúde há 10 anos e que realiza atendimentos em 96 municípios da Bahia. Os atendimentos foram registrados no 1° Centro de Saúde.

Atendimentos

Em dois dias foram realizados cerca de 800 atendimentos. Na sexta-feira (28) a Secretaria de Saúde priorizou o público dos distritos e zona rural, na qual 400 pessoas foram atendidas. Já neste sábado (29), outras 400 pessoas compareceram no Projeto Glaucoma e o público alvo foi a população da sede.

Foram beneficiados os pacientes que já estão em tratamento da doença, os quais passaram por consulta médica e em seguida receberam os devidos colírios para tratamento dos próximos três meses.

Dona Rita, de 66 anos, disse que a última vez que passou por atendimento pelo SUS foi em 2016 e que de lá para cá precisava pagar as consultas e os colírios. “Eu fui no médico pela prefeitura em 2016 e depois tinha que ficar pagando particular e pagando o colírio que custa uns R$ 300,00 reais cada um, graças a Deus agora tem aqui”, concluiu a moradora de Ceraíma.

A secretária de saúde, Dra Roberta, garante que o projeto dará continuidade durante a gestão de Nilo Coelho. “O Projeto Glaucoma não vai parar, a cada três meses iremos oferecê-lo à população de Guanambi. A pandemia da Covid-19 nos traz muitas dificuldades e desafios, mas buscamos sempre traçar boas estratégias para atingir o público que necessita desse tipo de atendimento e tratamento de glaucoma”.

Logística e estratégias

Kelle Araújo, diretora da atenção básica, disse que todo um planejamento foi pensado para atender a maior quantidade possível de pessoas mas sem causar aglomerações. “Trouxemos os atendimentos para o 1° Centro de Saúde por três motivos: fácil localização, espaço amplo e com boa estrutura para receber um projeto nesse porte. Além disso, todas as pessoas que passaram por aqui foram previamente agendadas por seus agentes comunitários de saúde e em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Durantes os dois dias as senhas foram distribuídas a cada 30 minutos, de 20 em 20 pessoas, mantendo todas as orientações do Ministério da Saúde de prevenção ao coronavírus (uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização frequente com álcool em gel) , com o apoio de equipe da Secretaria de Saúde e equipe do Hospital de Olhos”, concluiu Kelle.

Omar Tavares, diretor do Adrivana Cunha, confirmou a parceria com a Prefeitura de Guanambi e a vinda do Projeto Glaucoma a cada três meses. “Oferecemos toda a estrutura necessária para receber esses pacientes, desde a equipe médica, técnica e de recepção, até equipamentos e colírios”, destacou o diretor.

Próximos atendimentos

Esta fase foi apenas para pacientes que já estão em tratamento da doença, a fase de rastreio (identificação/diagnóstico) será feita em outro momento.

Para quem não foi contemplado, é válido procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para posterior agendamento, já que o projeto dará continuidade no decorrer do ano no intuito de conseguir atender e acompanhar todos os pacientes que necessitam de tratamento de Glaucoma.

Que doença é essa?

Glaucoma provoca lesão no nervo óptico e no campo visual e como muitas vezes não apresenta sintomas, a doença pode se agravar e provocar a perda progressiva da visão, levando a total cegueira. Por isso é importante o diagnóstico precoce, que pode ser feito pelo oftalmologista em consultas de rotina, cujo tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta postagem foi publicada em 29 de maio de 2021 21:48

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Trinta aves silvestres foram apreendidas na Feira do Rolo de Vitória da Conquista

Neste domingo (28), durante uma operação realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em…

29 de abril de 2024

Homens armados invadiram Hospital Municipal de Brumado e mataram paciente

Um ato criminoso ocorrido na manhã deste domingo, 28 de abril, nas dependências do Hospital…

29 de abril de 2024

Internet banda larga na Bahia é a segunda mais lenta do país

A Bahia registra o segundo pior desempenho em velocidade de banda larga no Brasil, com…

29 de abril de 2024

Anatel liberou sinal 5G em mais 220 municípios a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, dia 29 de abril, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa…

29 de abril de 2024

SineBahia seleciona para vagas de emprego em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Juazeiro e Senhor do Bonfim nesta segunda

Novas vagas de emprego foram anunciadas para esta segunda-feira, 29 de abril, pelas agências do…

29 de abril de 2024

Confira as vagas de emprego abertas em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho nesta segunda

O SineBahia, órgão estadual e intermediação gratuita para o mercado e trabalho, divulgou centenas de…

29 de abril de 2024