31.3 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista divulga canais para denunciar queimadas

Mais Lidas

Diante do aumento no número de queimada, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, divulgou os canais para que a população possa denunciar ações do tipo e acionar as forças de combate às chamas em áreas verdes públicas ou de preservação ambiental.

Nos primeiros sinais de fogo, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo número 193. Também pode ser acionada a equipe de brigadistas do município pelo telefone 3429-7901.

A prefeitura ressalta que mantém uma equipe de brigadistas devidamente treinada desde 2019. “Nossa equipe atua diretamente e conjuntamente com o corpo de bombeiros da nossa cidade. Até a presente data já foram mais de 300 ações realizadas”.

Queimadas

Você já parou para pensar sobre a relação entre desmatamento, queimadas e chuva?

A cobertura vegetal é importantíssima para a filtragem, proteção e fixação do solo. Toda estrutura da vegetação, desde as copas frondosas das árvores até a cobertura mais arbustiva, funcionam como um complexo e integrado sistema que não permitem o avanço de erosões do solo, mantêm a umidade, permitem que o ciclo hidrológico ocorra da maneira correta, entre outras muitas coisas que contribuem para a qualidade ambiental.

Nessa perspectiva, as ações de desmatamento e queimadas corroboram fortemente para a quebra desses ciclos tão importantes e acabam por nos atingir diretamente. Só para termos uma ideia, recentemente uma pesquisa feita pela Fiocruz e WWF apontou que 70% das internações ocorridas na região da Amazônia tiveram como motivadores as contaminações e efeitos tóxicos da fumaça provocada pelas queimadas.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas