26.4 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Guanambi vai elaborar estudos para implantação ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas

Mais Lidas

A Prefeitura de Guanambi abriu licitação para contratar uma empresa especializada em projetos de mobilidade urbana, a fim de elaborar um plano cicloviário na cidade. O edital, na modalidade pregão eletrônico, foi publicado na edição desta quarta-feira (2), do Diário Oficial do Município.

A empresa que apresentar a melhor proposta irá realizar os estudos visando a implantação de um sistema cicloviário, de forma que o município possa implantar as estruturas nas vias públicas. O objetivo, segundo o edital, é promover a melhoria da qualidade de vida da população, melhorando a infraestrutura e a mobilidade urbana. Além disso, o plano visa atender os adeptos das práticas esportivas com uso de bicicletas.

O estudos devem incluir todas as etapas, desde diagnósticos, apresentação à sociedade civil e a proposição das vias a serem contempladas com infraestrutura cicloviarias, inclusive quanto a tipologia (ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas), considerando a segurança e o conforto dos ciclistas.

Todos os custos inerentes a execução destes serviços ficará a cargo da empresa selecionada na licitação. Para a elaboração do plano, a prefeitura está disposta a gastar até R$ 82 mil. O prazo para conclusão dos estudos será de seis meses após a assinatura da ordem de serviço.

A abertura das propostas das empresas que se candidatarem para prestar o serviço e o recebimento dos lances estão previstos para o dia 16 de junho, por meio da plataforma de licitações do Banco do Brasil (www.licitacoes-e.com.br).

Além da habilitação administrativa e jurídica, as empresas devem apresentar os atestados que comprovem a capacidade técnica para o desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação.

Ciclovia em Guanambi

Atualmente há apenas 6 quilômetros de ciclovias na cidade, considerando os dois sentidos de fluxo. Como vias de ligação para mobilidade urbana, elas representam apenas 2,4 Km. A mais recente foi construída na Avenida Antonieta Pimentel em 2019. A via liga os bairros Loteamento Dr. José Humberto Nunes, Novo Horizonte, BNH, Pereira e Alazão. A Avenida tem extensão de 1,4 quilômetro, com ciclovia nos dois sentidos, no entanto, carece de intervenções para melhorar a drenagem nos pontos mais baixos.

A outra via dotada de ciclovia é a Avenida Beneval Boa Sorte, no bairro Aeroporto Velho, com 1 quilômetro de extensão e ciclovia nos dois sentidos. Além das duas avenidas, o parque da cidade conta com com 1,2 quilômetro de ciclovia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas