21.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Criança de Caetité passa por cirurgia para reconstrução do crânio em Itabuna

Mais Lidas

Uma criança de dois anos que nasceu com malformação craniana passou por uma cirurgia que durou quase 6 horas para a reconstrução do crânio em Itabuna, no sul da Bahia.

O procedimento foi realizado no Hospital Manoel Novaes (HMN), pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no dia 10 de junho e o pequeno Lucas Gabriel Pimentel deve teve alta nesta quinta-feira (17).

De acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, é a primeira vez que este procedimento foi realizado em uma criança no sul do estado.

Lucas Gabriel é natural de Caetité, no sudoeste da Bahia. Ele nasceu prematuro, com 32 semanas e três dias, e com uma malformação craniana que levou a modificação do formato da cabeça e alteração da região superior do rosto.

Segundo informações da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o menino sofria com uma patologia conhecida como craniossinostose (ou cranioestenose), que se caracteriza pelo fechamento precoce de uma ou mais suturas da calota craniana. Neste caso específico, foi identificado o fechamento precoce da sutura coronária esquerda e da sutura metópica, levando a uma assimetria importante da face e redução do espaço intracraniano à esquerda.

Sem a cirurgia, Lucas Gabriel corria o risco de não atingir o máximo potencial cognitivo do cérebro, o que poderia causar atraso no seu neurodesenvolvimento. Esse foi o principal motivo da mãe dele, a manicure Keila Cristina Pimentel, ter buscado o atendimento especializado.

De acordo com o médico neurocirurgião pediátrico, Fernando Schmitz, a cirurgia foi grande e complexa, pois exigiu conhecimento técnico e coordenação de toda a equipe envolvida.

Procedimento

Para a reconstrução do crânio, o médico retirou e remodelou as duas áreas ósseas que apresentavam a malformação. A primeira área abordada foi a região frontal esquerda, correspondendo a “testa”, que recebeu um remodelamento ósseo.

Já a segunda área abordada foi a região superior da órbita esquerda, onde foi feito o remodelamento e avanço de estrutura óssea.

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna informou que o pequeno se recupera bem.

Segundo a mãe de Lucas, o médico alertou sobre os riscos que o menino tinha de perder a visão e ter os movimentos comprometidos. Keila ainda disse que essa era uma das coisas que ela mais queria na vida.

Via G1

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas