20.5 C
Guanambi
14.4 C
Vitória da Conquista

Comércio de Vitória da Conquista inicia divulgação do Alerta Celular

- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -




O sistema Alerta Celular da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) passou a ser divulgado, nesta quarta-feira (14), nos estabelecimentos comerciais de Vitória da Conquista. A parceria foi iniciada, após reunião com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, o empresário Clóvis Sousa Marques.

Cartazes e panfletos serão exibidos e anexados, no comércio local, principalmente nas lojas que comercializam smartphones e tablets. Com o cadastro do aparelho, em caso de furto ou roubo, assim que recuperado, o bem é devolvido ao seu proprietário.

“Muito importante a participação dos lojistas de Conquista. Contamos com a CDL para chegarmos a todos os estabelecimentos comerciais da Bahia”, declarou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

O objetivo do Alerta Celular é dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados e facilitar a devolução dos itens subtraídos em ações criminosas. Esses são os destaques da aplicação disponibilizada pela SSP-BA para a população baiana desde maio.

Ao acessar o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e fazer o cadastro do IMEI – número que identifica o aparelho, o proprietário vincula o equipamento ao seus dados. O IMEI consta na nota fiscal, na embalagem original do bem e pode ser consultado discando *#06# do próprio aparelho. Com o cadastro realizado, caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta.

“O grande objetivo do sistema é facilitar a identificação de smartphones que são oriundos de crimes, interromper o ciclo da receptação. A polícia sabendo a origem ilícita do aparelho, fica muito mais fácil responsabilizar quem alimenta esse tipo de comércio ilegal”, disse Mandarino à época do lançamento.

Ele disse também que o site também vai influenciar na redução de roubos em ônibus, já que o principal alvo dessas ações são os aparelhos dos passageiros. “Esse é será um grande plus nas ações que já realizamos diariamente no combate a assaltos a ônibus, porque o real interesse dos bandidos que cometem esse crime é o celular”, explicou.

Além disso, o Alerta Celular vai permitir a criação de estatísticas sobre furto e roubo de aparelhos, bem como de índices de recuperação dos equipamentos

O Alerta Celular foi desenvolvido pela SSP através do trabalho conjunto entre as Superintendências de Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP) e de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), após adequação do modelo instalado em outros estados do nordeste.




- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -