25.2 C
Guanambi
17.3 C
Vitória da Conquista

Guanambi zera internações em hospitais de campanha da Covid-19

- -

Últimas Notícias

Tiago Marques
Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Desde quarta-feira (14), o Hospital Municipal e o Hospital de Campanha (Ânima/UniFG) estão sem pacientes internados em recuperação da Covid-19. Nesta quinta-feira (15), apenas três pacientes estavam internados no Pronto Atendimento dedicado a pacientes com a doença.

Apesar da queda significativa de internações nas últimas semanas, Guanambi ainda tem dez pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um em leito clínico de hospitais de referência da região, totalizando 14 hospitalizados. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, quatro destes pacientes estão em estado grave.

O cenário é bastante diferente do registrado há quase um mês, quando o município enfrentou o pico de casos e quase entrou em colapso devido à lotação dos leitos. Foram vários dias seguidos com mais de 50 pacientes internados com a Covid-19

A redução das internações ocorre junto com a queda de casos. Já são quatro semanas seguidas com redução da taxa de infecção. A semana epidemiológica finalizada o último sábado (10) foi a quarta seguida com queda no número de casos em Guanambi. Em sete dias, o município registrou 195 casos, 27% a menos do que os 267 registrados na semana anterior.

Desde 20 de fevereiro, o acumulado semanais de caso não era inferior a 200. Naquela ocasião foram 190 casos confirmados da Covid-19. Na semana atual são 123 casos com os 34 registrados nesta quinta-feira. A média móvel de casos diários dos últimos sete dias está em 27,1. O município tem 123 casos ativos e outro 112 casos suspeitos há espera dos resultados dos exames.

O número de mortos em decorrência da doença permanece em 114. Junho foi o mês mais letal, com 27 registros, superando março, quando morreram 25 pessoas. O último óbito foi confirmado na última terça-feira (13). A vítima era um homem de 57 anos.

Ocupação de UTI's

A taxa de ocupação dos leitos de UTI nas unidades de saúde da macrorregião Sudoeste vem caindo nos últimos dias, mas ainda é a mais alta da Bahia. Nesta quinta-feira, segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 84% dos leitos estavam ocupados.

Fonte: Sesab

No Hospital Municipal Prof. Magalhães Neto, em Brumado, e no Hospital Geral de Guanambi (HGG), a ocupação é de 90%. Cada unidade possui dez leitos. No Hospital Municipal de Caetité (Unacon), dos 30 leitos, 26 estão com pacientes (87%). Em Vitória da Conquista, dos 70 leitos disponíveis, 57 estão ocupados (81,4%).

Em todo o Estado, dos 1.583 leitos abertos, 903 estão ocupados, o que corresponde a 59%.

 

Relacionadas

Deixe uma resposta

- -

Mais Lidas