28.3 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Ministério recomenda suspensão de vacinação de adolescentes após morte em SP

Mais Lidas

O Ministério da Saúde emitiu uma recomendação aos estados e municípios para que suspendam a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos.

A recomendação se deu após o registro de um caso de um adolescente de 14 anos em São Bernardo, interior de São Paulo, que recebeu a primeira dose da vacina da Pfizer e morreu. O caso está sendo investigado

Vacina da Pfizer é a única liberada para adolescentes no Brasil 

No Brasil, atualmente a vacina da Pfizer é a única aprovada para maiores de 12 anos. Além disso, o laboratório Janssen recebeu autorização para condução de estudo com menores de 18 no país.

Em 18 agosto deste ano, os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negaram unanimemente o pedido do Instituto Butantan para incluir crianças e adolescentes (de 3 a 17 anos) entre as pessoas que podem receber a CoronaVac no Brasil.

Na mesma reunião da diretoria colegiada realizada em agosto, os técnicos também revisaram e mantiveram a autorização de uso emergencial do imunizante para os adultos, que já tinha sido aprovado em 17 de janeiro. Entretanto, os diretores cobraram o envio de dados recentes sobre o desempenho da vacina, conforme previsto no processo.

A CoronaVac atualmente está em uso para crianças acima de 3 anos na China. A decisão foi baseada em estudos de fase 1 e 2 que indicam que imunizante é seguro. Os resultados foram publicados em junho na revista The Lancet. Os pesquisadores dizem que uma forte resposta imunológica foi verificada em 96% dos participantes.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas