35.1 C
Guanambi
27.1 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista aplicará apenas 2ª e 3ª dose contra Covid-19 nesta sexta-feira

Mais Lidas

Nesta sexta-feira (17), o município de Vitória da Conquista, aplicará a 3ª dose em  idosos da faixa etária de 80 anos ou mais, além das pessoas com imunossupressão de alto grau que tenham 18 anos ou mais. Para esses dois grupos, a vacinação vai ocorrer das 9h às 16h, no drive-thru do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), no Kadija.

Já nos pontos fixos, o horário de vacinação é de 8h às 12h e das 14h às 18h, nas seguintes unidades de saúde: UBS Panorama, UBS Hugo de Castro (bairro Guarani), UBS Vila América, UBS Dr. Admário Santos (bairro Brasil), UBS CAE II (Bairro São Vicente), USF Vila Serrana, USF Jardim Valéria, USF Conveima, USF Solange Hortélio (Urbis II), USF Miro Cairo e USF Urbis VI.

Os idosos que tenham feito seu esquema vacinal com 1ª e 2ª dose em outro município, poderão tomar a 3ª dose nos pontos de vacinação.

CIB decidirá sobre retomada ou não de vacinação de adolescentes nesta sexta-feira

Na manhã desta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estava pronta para começar a vacinação da 1ª dose para o público de 17 anos, quando teve que suspender a ação, por recomendação do Ministério da Saúde, restringindo o emprego da vacina “somente aos adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade”, de acordo com a nota técnica nº 40/2021.

Uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada pelos secretários de saúde de toda a Bahia, discutirá, na manhã desta sexta-feira (17), se os municípios poderão retomar a vacinação de adolescentes, suspensa em todo o estado.

Ramona Cerqueira, secretária municipal de Saúde, está otimista de que a decisão da CIB seja pela liberação da vacinação. Segundo ela, a definição deve sair ainda pela manhã a SMS estará pronta para reiniciar o trabalho à tarde, se a decisão do colegiado for pela continuidade da aplicação da 1ª dose aos adolescentes, com ou sem comorbidade.

“Se a CIB aprovar a continuação da vacinação, nossas equipes estarão prontas para começar a vacinar às 14 horas, indo até às 19 horas, para atender aos adolescentes conquistenses de 17 anos”, explicou Ramona. A secretária diz que a suspensão da vacinação, se deu em razão de recomendação do Ministério da Saúde a que a SMS seguiu pela necessidade de não expor o público a qualquer risco. “Mas, o entendimento é de que a vacina pode ser aplicada e se assim for, nossos adolescentes tomarão a 1ª dose e ficarão mais seguros contra a Covid-19”.

Portanto, pais, mães, responsáveis e adolescentes de 17 anos, fiquem atentos. Até meio-dia desta sexta-feira a Prefeitura de Vitória da Conquista vai divulgar a decisão da Comissão Intergestores Bipartite e, em caso positivo, confirmar os horários e locais da vacinação.

Pfizer – Algumas vacinas Pfizer chegaram a  ser diluídas, mas foram remanejadas para uma das unidades de saúde que que não interromperam a aplicação da 3ª dose da Pfizer em idosos de 85 anos ou mais e em imunossuprimidos graves com 18 anos ou mais.

*Ascom da PMVC

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas