28.3 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista identificou um caso da variante delta

Mais Lidas

Vitória da Conquista registrou o primeiro caso de contaminação por variante delta do novo coronavírus. A confirmação ocorreu após uma mulher de 39 anos testar positivo para a Covid-19 pela segunda vez e ter sua amostra submetida ao sequenciamento genético, que identificou a variante.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que ela foi vacinada seis meses antes com duas doses de Coronovac e, posteriormente, viajou ao estado do Espírito Santo, tendo retornado no dia 14 de agosto de 2021, assintomática, e fazendo uso de máscara corretamente, conforme suas declarações.

Ainda de acordo com a SMS, nas primeiras 48 horas após o retorno da viagem, a mulher teve obstrução nasal, febre, tosse e calafrios, mas permaneceu em isolamento domiciliar. No dia 19 de agosto, cinco dias após chegar de viagem, realizou exame laboratorial.

Com o resultado positivo, o sequenciamento genético da amostra foi realizado e o resultado foi enviado à Coordenação da Vigilância Epidemiológica da SMS ontem (17), às 11h49.

Em investigação clínica e epidemiológica, realizada pela SMS, a paciente foi monitorada desde o início dos sintomas, sendo observada a evolução benigna da doença e hoje ela se encontra recuperada.

Um familiar com quem a paciente teve contato também apresentou resultado positivo para Covid-19 e se manteve em isolamento domiciliar por 10-14 dias do início dos sintomas.

A variante Delta

A variante Delta tem um histórico de transmissibilidade maior do que as demais variantes, mas a vacinação tem se mostrado eficaz para conter os quadros graves que necessitam de hospitalização.

A SMS reforça à população sobre a importância de garantir a vacinação contra a Covid-19 para ampliar a cobertura vacinal e intensificar todos os cuidados de prevenção e controle da doença, com a utilização de máscaras, uso do álcool em gel e etiqueta respiratória. Em caso de sintomas, o contato com a unidade de saúde ou call center deve ser imediato para realizar o atendimento, testagem e isolamento.

Informações da Secom PMVC

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas