23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Último dia de inverno tem temperaturas próximas a 40ºC na região de Guanambi

Mais Lidas

O calor tem sido bastante intenso em Guanambi e região nesta quarta-feira (22). Os  termômetros estão registrando as altas desde o fim da manhã.

De acordo com os institutos de meteorologia e os modelos meteorológicos, a máxima deve chegar na casa dos 40ºC até por volta das 15h.

O calor intenso ocorre no último dia do inverno. A estação mais fria do ano se despede às 16h21 para dar passagem à primavera, período onde normalmente são registrados os índices mais quentes e secos no município, superando até mesmo o verão.

Mesmo com tanto calor, a possibilidade de ocorrência de chuva é quase nula. No entanto, as chances de precipitação são bem pequenas na região. As temperaturas devem ficar mais amenas a partir desta quinta-feira (23), mas voltam a subir até o fim da semana.

Tanto calor e umidade baixa está sendo provocado pela grande massa de ar seco estacionada sobre o Brasil central, atingindo também os estados da região Nordeste.

As previsões para o início da temporada chuvosa em Guanambi ainda não estão claras. As condições mais otimistas indicam que pode chover de forma mais significativa em meados de outubro.

Várias cidades da Bahia estão sem registros de dados meteorológicos por conta de pane e falta de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O problema atinge localidades como Barra, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama Itapetinga e Vitória da Conquista.

O Inmet informou que iria realizar a manutenção das estações este mês, no entanto, o órgão está sem recursos para bancar as viagens dos técnicos.

Nas cidades onde as estações estão funcionando, os termômetros estão marcando temperaturas bastante altas.

Veja a temperatura registras às 14h nas cidades

  • Barreiras: 40,5°C
  • Brumado: 37,8°C
  • Correntina: 40,1°C
  • Luís Eduardo Magalhães: 38,3°C

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas