20.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Calor deve continuar intenso pelos próximos dez dias na região de Guanambi

Mais Lidas

Os institutos de meteorologia e os modelos meteorológicos estão prevendo a continuidade das temperaturas altas na região de Guanambi pelos próximos dez dias.

Neste período, as chances de que ocorram chuvas são praticamente nulas na maior parte da bacia do rio São Francisco e semiárido nordestino. As previsões mais otimistas apontam para a possibilidade de chuvas no fim da primeira quinzena do mês, no entanto os volumes esperados são pequenos e insuficientes para interromper a estiagem agrícola, que já dura mais de 170 dias.

No último dia 22, os termômetros chegaram a marcar 40ºC na cidade e a tendência é de que o calor extremo possa se repetir, principalmente neste fim de semana, com máximas previstas de até 39ºC.

No início da tarde desta quinta-feira (30), as máximas chegaram à casa dos 36ºC em Guanambi, com umidade relativa do ar abaixo de 20%. No entanto, os dados precisos não foram registrados devido à pane e falta de manutenção na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com problemas desde abril.

No Oeste Baiano, em Barreiras, onde a máxima chegou a 40,5ºC no primeiro dia da primavera, os termômetros seguem registrando temperaturas altas, com máxima de 37,5ºC na tarde desta quinta-feira. Já em Correntina, onde os termômetros passaram dos 41ºC, a máxima do dia foi de 38,6ºC.

Por conta das condições climáticas adversas, o Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) emitiu alerta de perigo potencial válido até às 19h00 desta quinta-feira. O alerta indica que a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%, com risco classificado como baixo para incêndios florestais e complicações de saúde.

O alerta inclui 950 municípios da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e São Paulo.

A recomendação para mitigar os efeitos do tempo seco é para que se faça bastante consumo de líquidos, principalmente água, além de se evitar o desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Em caso de dúvidas ou denúncias de incêndio, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas