25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Guanambi recolheu 29 cães de rua para castração e anunciou campanha de adoção

Mais Lidas

A Prefeitura Municipal de Guanambi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou nos últimos dias, a captura dos cães de rua espalhados pelas vias públicas.

Ao todo, foram capturados 29 animais, que foram levados para o Centro de Controle de Natalidade Canina (CCNC), onde serão castrados, vermífugados, vacinados, passam por exames e depois liberados para adoção.

A prefeitura informou que, diante do risco a integridade física de transeuntes, ciclistas e motociclistas, inclusive com registros de acidentes e da transmissão de doenças, sendo uma ameaça a saúde pública, fez-se necessária intervenção do poder público em busca da melhor solução possível.

De acordo o veterinário Dácio Plácido, responsável pelo CCNC, o órgão tem como lema legalidade e transparência. “Qualquer cidadão pode acompanhar os procedimentos que são aqui realizados e comprovar que agimos em conformidade com a lei e, sobretudo, visando o bem estar do animal”, afirma.

A prefeitura ressaltou ainda que todas as medidas adotadas pelo órgão visam preservar a saúde e a vida dos animais que são retirados das ruas e propiciar uma adoção segura e convívio social sem riscos. Nos casos de sorologia positiva para leishmaniose, confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), excepcionalmente é adotada a eutanásia, conforme preconiza a Resolução nº 1.000, do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Uma página está sendo criada na internet para divulgar os processos de adoção de animais e propagar mensagens educativas e de combate ao abandono de animais nas ruas, situação considera um problema ambiental e de saúde pública.

“Estamos abertos para firmar parcerias com entidades de protetores dos animais, para que possamos juntos firmar campanhas de adoção dos animais”, disse Eugenia Cotrim, diretora do Departamento da Vigilância Epidemiológica.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas