23.6 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Sebrae oferece capacitação em inovação para empresários da região de Vitória da Conquista

Mais Lidas

O Sebrae Bahia, em parceria com o IEL, está oferecendo a Partida Join, capacitação voltada para pequenas e médias empresas para discutir iniciativas de inovação específicas para cada empreendimento atendido nas cinco unidades em todo o estado. Em Vitória da Conquista, representantes de 15 empresas, distribuídos em três turmas, já foram capacitados.

O Join é uma metodologia de gestão da inovação desenvolvida pelo IEL. A capacitação acontece por meio de consultorias presenciais com o objetivo de trazer o processo de inovação para a prática das empresas. A oficina dura em torno de 4 horas, onde o grupo de colaboradores da empresa é orientado a avançar nas seguintes etapas: criar empatia com o usuário, aprofundar o conhecimento sobre o desafio para diagnosticar o problema real da instituição e, a partir da definição do problema, estabelecer propostas resolutivas.

Vitor da Luz é empresário no segmento de supermercados e decidiu participar da capacitação. Junto com outros colaboradores, ele conseguiu identificar qual o maior problema de sua empresa e traçou estratégias para solucioná-lo. “Desde que a gente decidiu, aqui, qual é o problema maior, conseguimos realizar uma delegação de tarefas e gerar operação. Agora, é começar a colocar em prática. Essa capacitação é minuciosa, vai direto na ‘ferida’ e nos fornece um horizonte de soluções mais rápido e mais interessante de se colocar em prática”, afirmou o empresário.

Para Lívio Moniz, gerente adjunto do Sebrae, essa oportunidade de capacitação gratuita é importante para empresários que já estão com foco em inovar. “Nesse momento, nós procuramos trabalhar principalmente com clientes voltados para o Hub Sudoeste. Já atendemos um volume significativo nas primeiras turmas, em torno de 5 empresas em cada uma, em ações presenciais. A próxima turma acontece no dia 8 de dezembro”, reforçou o gerente.

A metodologia da capacitação é voltada para estimular propostas inovadoras, resolutivas e possíveis, por isso, já tem gerado resultados. Segundo Clara Bittencourt, coordenadora do IEL na região sudoeste, esse exercício tem sido muito significativo para as empresas.

“Muitas vezes o empresário está envolvido em sua rotina e não tem tempo de se dedicar a resolver questões ou não sabe como olhar para um desafio com foco na solução. Então ele sai da Partida Join com uma luz, uma possibilidade de resolver aquela questão ou reduzir os impactos desse desafio em sua rotina. Os empresários saem do processo com um sentimento de empoderamento, com a certeza que tem nas mãos um caminho possível para melhorar seus resultados” destacou a coordenadora.

Informações da Agência Sebrae de Notícias Bahia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas