Bahia

Barragem de São José da Vitória pode se romper em Vitória da Conquista

Publicado por
Compartilhado

Mesmo a prefeitura realizando atividades para evitar rompimento da barragem de São João da Vitória, em Vitória da Conquista, existe risco rompimento. As comunidades próxima da barragem ficar em alerta e seguido as orientações dos órgãos competentes.

No fim da tarde desta segunda-feira (27), uma equipe da Prefeitura de Vitória da Conquista, utilizando uma escavadeira hidráulica realizou a limpeza e aumentou a vazão do sangradouro para diminuir a carga na barragem de São João da Vitória

Segundo a prefeitura, a ação reduziu o risco de rompimento, mesmo após receber uma grande carga de água de outros açudes que se quebraram na região. Mas, a depender do volume de chuva na região ainda há risco de rompimento que causaria muitos danos no distrito e povoados vizinhos. Na sede do distrito, por exemplo, o nível da água estava em 60 centímetros nesta segunda-feira.

“Alargamos o sangrador e fizemos a sua limpeza, com isso diminuímos o nível da água e consequentemente a carga para que a barragem não se rompa totalmente, o que ajuda a evitar um dano muito grande, tanto nas comunidades abaixo desta barragem como em outros açudes”, esclareceu o secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jackson Yoshiura.

Ainda na segunda-feira, os Técnicos da Defesa Civil, Seinfra e as secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Social atuam na região conscientizando os moradores sobre o perigo e a necessidade de se afastar da área e oferecendo abrigo às famílias.

Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Prefeitura seguem monitorando e avaliando se existe necessidade de aumentar o sangrador da barragem.

Rompimento da barragem de Iguá 

Os municípios baianos de Vitória da Conquista  e Itambé ficarão em alerta após o rompimento de uma barragem no distrito de Iguá, na noite do último sábado (25). De acordo com a prefeitura de Vitória da Conquista, onde o distrito está localizado, os moradores já haviam sido avisados sobre o risco iminente e não houve feridos nem foram constatados maiores prejuízos nas localidades próximas.

Na manhã de sábado, a barragem de Iguá recebeu um grande volume de água do rompimento da barragem dos Quatis, localizada no distrito do Pradoso. A enxurrada acabou levando a ponte que liga o povoado do Tesoureiro à Vitória da Conquista. A prefeitura usou máquinas para tentar escoar a água e cerca de 100 famílias que residem em Iguá chegaram a ficar ilhadas.

Com o rompimento de mais uma barragem, a prefeitura de Itambé também intensificou os alertas à população. Os rios que passam pelo município receberam todo o volume de água da barragem de Iguá. O Rio Verruga já transbordou e famílias estão desabrigadas.

Esta postagem foi publicada em 28 de dezembro de 2021 16:24

Publicado por

Notícias recentes

PRF apreendeu mais de 50 quilos de entorpecentes em Barreiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta terça-feira (30), cerca de 50kg de…

30 de abril de 2024

Brasil registrou mais de 244 mil empregos formais em março

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgou nesta terça-feira (30), pelo…

30 de abril de 2024

Estudantes da rede estadual com deficiência visual receberam óculos inteligentes

A Secretaria da Educação do Estado da Baia (SEC) divulgou nesta segunda-feira (29) que realizou…

30 de abril de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça, 30 de abril,…

30 de abril de 2024

Governo da Bahia lançou 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar da agricultura familiar

Por meio de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas para aquisição…

30 de abril de 2024

Prefeitura no Oeste da Bahia abre processo seletivo com salários de até R$ 5 mil

Estão abertas as inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na…

30 de abril de 2024