23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista registrou 1.857 ocorrências de violência contra a mulher em 2021

Mais Lidas

A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória da Conquista registrou quase 2 mil ocorrências de violência contra a mulher em 2021. O registro corresponde cerca de 300 denúncias a mais que em 2020.

Segundo a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória da Conquista, foram 1.857 ocorrências de violência contra a mulher, 2.840 inquéritos foram remetidos ao judiciário, 814 medidas protetivas foram solicitadas e 150 agressores foram presos. “Isso se deve as campanhas educativas e elucidativas que estão tendo”, disse a delegada da Deam Gabriela Garrido.

Ainda segundo a Deam, diariamente chegam relatos de violência doméstica e houve registro de até 20 ocorrências em um único dia, no ano de 2021. “A gente só vai ter uma melhora na violência doméstica com uma política pública efetiva, para que se mude essa cultura machista que existe”, afirmou a delegada.

Vários casos de feminicidio chocaram à população de Vitória da Conquista, entre eles, o da  jovem Sashira Camilly Cunha, de 19 anos, assassinada a golpes de faca e enforcada. O crime aconteceu na região e três homens foram presos, um deles, o ex-namorado da vítima. O caso teve muita repercussão

Ações educativas 

Durante todo mês agosto, foram realizadas ações presenciais e virtuais sobre o enfrentamento à violência contra mulher no município. Para a delegada da DEAM, a campanha serviu de um alerta para toda sociedade. “Colocando o assunto em pauta, a gente estimula aquela pessoa que está sendo vítima de violência a denunciar, estimula um familiar que conhece alguém vítima de violência a denunciar. O objetivo é  tirar essa pessoa da situação, permitindo que ela exerça o direito de viver uma vida sem violência”, ressaltou Gabriela.

Com o isolamento social imposto pela pandemia foi notório um aumento nos casos de violência contra a mulher nos canais de denúncia de todo o país. Contudo, tal aumento vem escapou das estatísticas dos órgãos e a razão disso foi o isolamento das mulheres em seu domicílio, sendo refém do seu agressor e impedidas de registrar a ocorrência na Delegacia ou pedir ajuda (causando uma maior subnotificação).

Denuncie 

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um canal criado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento. A denúncia pode ser feita de forma anônima Disponível 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.

Além do número de telefone 180, é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelo serviço. No site está disponível o atendimento por chat e com acessibilidade para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Também é possível receber atendimento pelo Telegram. Basta acessar o aplicativo, digitar na busca “DireitosHumanosBrasil” e mandar mensagem para a equipe da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) é uma unidade especializada da Polícia Civil, que realiza ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e violência sexual contra as mulheres, entre outros. Fica localizada R. Humberto de Campos, 205, bairro Jurema, em Vitória da Conquista.

Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos – CRAV – atua na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher no município. A equipe técnica do serviço conta com uma assistente social, duas psicólogas e uma advogada. Com acolhimento humanizado, atendimento psicossocial e acompanhamento jurídico, busca-se a ruptura da situação de violência e o resgate da autonomia e autoestima da mulher. Fica localizado na Av. São Luís, 40, bairo Candeias, Vitória da Conquista.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas