33 C
Guanambi
26.8 C
Vitória da Conquista

Após adiamento, comportas de Três Marias serão abertas nesta sexta-feira

Mais Lidas

Com o enfraquecimento das chuvas provocadas pela formação da última Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), atuante sobre as cabeceiras do rio São Francisco e de seus afluentes deste o início de janeiro, a Cemig, responsável pela Usina Hidroelétrica de Três Marias (UHE Três Marias), decidiu abrir as comportas para controlar o nível do reservatório.

Inicialmente prevista para ocorrer nesta quarta-feira (12), a abertura foi adiada devido à cheia provocada pelos afluentes à jusante da barragem e anunciou que o procedimento será iniciado nesta sexta-feira (14).

De acordo com a empresa, espera-se que as vazões nos afluentes do Rio São Francisco comecem a reduzir já a partir desta quinta-feira (13). Desta forma, considerando a tendência de redução das vazões no rio São Francisco no trecho entre a foz do Rio Abaeté e a cidade de Pirapora, será possível iniciar a abertura de comportas na UHE Três Marias a partir de sexta-feira, sem o agravamento da condição de cheia já vivenciada neste trecho.

Uma marca histórica foi registrada pela UHE Três Marias. O reservatório está recebendo a maior vazão afluente média diária de seu histórico de operação, estimada em 8.500 m³/s. O maior evento até então tinha sido registrado em 12 de fevereiro de 1983, quando o reservatório recebeu uma vazão média diária de 7.245 m³/s.

Para este mês está previsto que o reservatório quebre outra marca, a de maior volume já registrado no histórico para o mês de janeiro. A liberação de água através da geração de energia permanece em 850 m³/s e o reservatório segue ganhando nível de forma rápida, sendo necessário que a abertura de comportas ocorra com a maior brevidade possível.

O vertimento será implementado em patamares, conforme alinhado junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA:

  • 14/01/2022, sexta-feira: abertura das comportas com 500 m³/s às 8h00, totalizando 1.350 m³/s de defluência;
  • 15/01/2022, sábado: ampliação do vertimento para 850 m³/s às 8h00, totalizando 1.700 m³/s de defluência;
  • 16/01/2022, domingo: ampliação do vertimento para 1.400 m³/s às 8h00, totalizando 2.250 m³/s de defluência;
  • 17/01/2022, segunda-feira: ampliação do vertimento para 2.000 m³/s às 8h00, totalizando 2.850 m³/s de defluência.

As comportas permanecerão abertas após o dia 17 e não estão descartados novos incrementos, de acordo com as condições que serão observadas na bacia do rio São Francisco nos próximos dias.

Chuvas

Depois de acumulados de mais de 500 mm em várias área da bacia do rio São Francisco, os próximos 15 dias devem ser de estiagem em toda a extensão do rio. No entanto, as chuvas devem voltar com intensidade em fevereiro e março.

As chuvas devem ficar concentradas nos estados do Norte do país e no norte da Região Nordeste, além do Rio Grande do Sul e litoral do Paraná e Santa Catarina.

O nível do rio São Francisco começa a parar de subir no Norte de Minas com a diminuição das chuvas. Ele está acima da cota de inundação em  Januária, São Francisco, São Romão, Pirapora e Buritizeiro. Na cidade que leva o nome do rio, o Velho Chico atingiu a cota 9,12 metros (m) na tarde desta quarta-feira. Em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, a cota foi de 8,35 metros.

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que aumentarão a vazão da Hidroelétrica de Sobradinho. O reservatório atingiu 60% da capacidade nesta terça-feira (11).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas