Bahia

Idoso de 92 anos foi a 131ª vítima da Covid-19 em Guanambi

Publicado por
Joana Martins
Compartilhado

Guanambi registou o 131º óbito por complicações da Covid-19, neste domingo (23). A vitima é um idoso de 92 anos, com comorbidades – Diabetes Mellitus e Alzheimer.

Segundo a nota da prefeitura, o paciente deu entrada em um hospital particular no dia 20 de janeiro, em Guanambi, onde houve confirmação para Covid-19. No dia 21 de janeiro, com uso de oxigênio e máscara de (MAF) foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital particular em Vitória da Conquista. Devido a piora do quadro clínico não resistiu às complicações da doença e morreu na noite do sábado (22).

Este é o segundo óbito registrado por complicações da Covid-19 em sete dias. O penúltimo ótimo foi registrado no dia  17 de janeiro e a vítima foi um idoso de 60 anos. 

Aumento dos casos de covid-19 

Os números de casos ativos de Covid-19 em Guanambi tem aumentando significativo nos últimos dias. Neste domingo (23), foram 71 novos casos confirmados, totalizando 1.168 casos ativos na cidade. A média móvel de casos é de 126, 1.

Na última quinta-feira (20), a cidade bateu recorde com 202 casos confirmados, número nunca registrado na cidade desde o inicio da pandemia. 

Nos últimos dias também houve aumento significativo na busca por atendimento médico, chegando a ter 280 atendimento em um dia. Segundo a direção do hospital de campanha, antes ficava um médico de plantão. Agora, são dois profissionais no pronto-atendimento por turno. De acordo informações da Secretaria de Saúde, a direção está preparado para ampliar o atendimento e reforçar o sobreaviso, caso seja necessário.

De acordo com a assessoria da prefeitura, a ampla vacinação de Guanambi, com quase 94% da população alvo com as duas doses, diminuiu em mais de 98% os casos graves. “Ano passado, nesta mesma época, a cidade estava com 15 cidadãos internados em estado grave na UTI, outros 9 na semi-UTI aguardando regulação e registrando óbitos quase que diariamente”, lembrou.

A vacinação em duas doses de Guanambi tem superado índices da Bahia, Brasil e de todos os estados brasileiros. Mesmo diante de muitos casos ativos, só existe um paciente na UTI e estável e os demais internados no PA Covid, também estão estáveis, conforme boletim epidemiológico.

Lacen registrou 723% de aumento dos casos da Covid-19 

Com mais de 4 mil exames de RT-PCR analisados diariamente, o Lacen-BA registra 723% de aumento na positividade de Covid-19 em 22 dias. A cada 100 exames analisados, o número saltou de 6,55 testes positivos para 53,92 neste período.

Hoje (23) o número de casos ativos chega a 19.665. A última vez em que foi registrado número maior que esse foi em 14 de março de 2021, com 20.474 ativos.

Joana Martins
Publicado por
Joana Martins

Notícias recentes

Flamengo de Guanambi e Grapiúna ficaram no 0 a 0 na estreia da Série B do Baianão

O Flamengo de Guanambi recebeu o Grapiúna na tarde deste domingo (22) para a partida…

Duas crianças morreram e cinco ficaram feridas após incêndio em conjunto habitacional em Vitória da Conquista

Um incêndio no conjunto habitacional Lagoa Azul, no bairro Campinhos, terminou com duas crianças mortas…

Micks, Zema, Casas Bahia e outras empresas abriram vagas de emprego em Guanambi

Novas vagas de emprego foram abertas em Guanambi. Levantamento da Agência Sertão encontrou oportunidades em…

Farmacêuticos de Guanambi criaram associação da classe

Na última quinta-feira (19), profissionais da categoria farmacêutica do município de Guanambi se reuniram no…

Presidente do Flamengo de Guanambi diz que elenco é qualificado para chegar à Série A do Baianão

O Flamengo de Guanambi vai a campo neste domingo (22) em busca do acesso à…

Processo Seletivo da Setre-BA oferta 27 vagas temporárias

Foi publicado na edição desde sábado (22), o edital do Processo Seletivo da Setre-BA (Secretaria…