Idoso de 92 anos foi a 131ª vítima da Covid-19 em Guanambi

Foto: Agência Sertão

Guanambi registou o 131º óbito por complicações da Covid-19, neste domingo (23). A vitima é um idoso de 92 anos, com comorbidades – Diabetes Mellitus e Alzheimer.

Segundo a nota da prefeitura, o paciente deu entrada em um hospital particular no dia 20 de janeiro, em Guanambi, onde houve confirmação para Covid-19. No dia 21 de janeiro, com uso de oxigênio e máscara de (MAF) foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital particular em Vitória da Conquista. Devido a piora do quadro clínico não resistiu às complicações da doença e morreu na noite do sábado (22).

Este é o segundo óbito registrado por complicações da Covid-19 em sete dias. O penúltimo ótimo foi registrado no dia  17 de janeiro e a vítima foi um idoso de 60 anos. 

Aumento dos casos de covid-19 

Os números de casos ativos de Covid-19 em Guanambi tem aumentando significativo nos últimos dias. Neste domingo (23), foram 71 novos casos confirmados, totalizando 1.168 casos ativos na cidade. A média móvel de casos é de 126, 1.

Na última quinta-feira (20), a cidade bateu recorde com 202 casos confirmados, número nunca registrado na cidade desde o inicio da pandemia. 

Nos últimos dias também houve aumento significativo na busca por atendimento médico, chegando a ter 280 atendimento em um dia. Segundo a direção do hospital de campanha, antes ficava um médico de plantão. Agora, são dois profissionais no pronto-atendimento por turno. De acordo informações da Secretaria de Saúde, a direção está preparado para ampliar o atendimento e reforçar o sobreaviso, caso seja necessário.

De acordo com a assessoria da prefeitura, a ampla vacinação de Guanambi, com quase 94% da população alvo com as duas doses, diminuiu em mais de 98% os casos graves. “Ano passado, nesta mesma época, a cidade estava com 15 cidadãos internados em estado grave na UTI, outros 9 na semi-UTI aguardando regulação e registrando óbitos quase que diariamente”, lembrou.

A vacinação em duas doses de Guanambi tem superado índices da Bahia, Brasil e de todos os estados brasileiros. Mesmo diante de muitos casos ativos, só existe um paciente na UTI e estável e os demais internados no PA Covid, também estão estáveis, conforme boletim epidemiológico.

Lacen registrou 723% de aumento dos casos da Covid-19 

Com mais de 4 mil exames de RT-PCR analisados diariamente, o Lacen-BA registra 723% de aumento na positividade de Covid-19 em 22 dias. A cada 100 exames analisados, o número saltou de 6,55 testes positivos para 53,92 neste período.

Hoje (23) o número de casos ativos chega a 19.665. A última vez em que foi registrado número maior que esse foi em 14 de março de 2021, com 20.474 ativos.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile