20.7 C
Guanambi
16.8 C
Vitória da Conquista

IF Baiano prorroga inscrições para Mestrado Profissional em Guanambi

spot_img
- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -

As inscrições para o Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido do IF Baiano – Campus Guanambi foram prorrogadas até o dia 28 de fevereiro. Os interessados em concorrer às vagas podem se inscrever gratuitamente pela internet, por meio do envio da documentação exigida pelo edital para o e-mail: [email protected]

A seleção oferta dez vagas para ingresso em 2022, sendo duas reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas e uma vaga destinada a pessoas com deficiência.

Criado em 2015, o mestrado irá receber, com a seleção de 2022, a sua oitava turma. O Curso de Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido visa potencializar a qualificação de profissionais, conferindo competências para avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas que limitam a produção vegetal no semiárido, bem como para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à resolução destes problemas.

Pretende-se, com a instituição e desenvolvimento deste curso, capacitar profissionais para prática avançada e transformadora de procedimentos e processos de inovação aplicados à produção vegetal no semiárido, por meio da incorporação de método científico, estudos e técnicas diretamente relacionadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.

A seleção consiste em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, visa avaliar a proposta de pesquisa; já a segunda, de caráter classificatório, avalia o histórico acadêmico e profissional do candidato. Com a mudança no cronograma, o resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 17 de março e o período de matrícula vai de 18 a 21 de março. As aulas estão previstas para começar no dia 21 de março.

O mestrado possui duas linhas de pesquisa: Agricultura de Sequeiro e Agricultura Irrigada. Podem candidatar-se às vagas graduados ou graduandos que concluirão o curso até a data prevista para matrícula em curso superior reconhecido pelo MEC, na área de Ciências Agrárias/Biológicas ou área correlata à área de concentração do curso pretendido. Podem ser admitidos candidatos de área não relacionada diretamente ao curso, a critério da Comissão de Seleção, desde que apresentem plano de trabalho compatível com os objetivos do programa.

De acordo com o coordenador do curso, José Alberto Alves de Souza, a preferência é por profissionais que já estejam no mercado de trabalho e tenham identificado alguma demanda que necessite de solução através da pesquisa. “Também recebemos egressos recém-formados que pretendam desenvolver pesquisas voltadas para a solução de problemas na produção vegetal no Semiárido”, explica.

Confira a página do Processo Seletivo com edital, cronograma, requerimento de inscrição e outros anexos.

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -