31.2 C
Guanambi
22 C
Vitória da Conquista

Falta de transporte escolar atrapalha retorno às aulas em Guanambi

Mais Lidas

Anúncio

As aulas da Rede Municipal de Guanambi foram retomadas oficialmente na última segunda-feira (21), no entanto, nem todas as escolas receberam de volta os alunos, afastados do convívio escolar após quase dois anos de suspensão das atividades presenciais.

O motivo para alguns alunos não voltarem às aulas é a falta do transporte escolar para aqueles que moram em localidades mais distantes, principalmente na zona rural. O processo de licitação das empresas responsáveis pelo serviço não foi concluído a tempo de garantir o acesso de todos os estudantes às escolas.

No distrito de Ceraíma, a Escola Colônia Agrícola decidiu não iniciar as aulas sem que os estudantes das comunidades rurais pudem assisti-lás. A direção tem informado aos pais e alunos quase diariamente o adiamento do retorno.

No último comunicado, na noite desta quarta-feira (23), a escola informou que as aulas provavelmente só serão iniciadas na próxima quinta-feira (3), tendo em vista o avanço da semana e o recesso de carnaval.

Na última sexta-feira (18), a Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria Municipa de Educação, emitiu uma nota destacando o problema com o processo licitatório para contratação do serviço de transposte escolar. A pasta informou que está sendo finalizado o processo licitatório e que não é possível pular etapas por questões de legalidade do processo.

A Secretaria informou ainda que o transporte escolar dos alunos dos distritos que estudam nas escolas estaduais da sede já está normalizado e que parte dos alunos da rede municipal estão sendo transportados normalmente com a frota própria do município.

A nota afirma ainda que, mesmo tendo antecipado o processo licitatório para o transporte escolar, questões de ordem legal retardaram o resultado, fato registrado também em outros municípios da região. “A Secretaria de Educação de Guanambi lamenta o ocorrido, mas ressalta que preza pela legalidade do processo licitatório”.

Licitação

A boa notícia para pais e estudantes é de que o resultado do processo licitatório foi homologado e publicado no Diário Oficial do Municipio na última terça-feira (22). Com isso, passado o prazo para recursos, os contratos devem ser assinados e o serviço poderá ser iniciado nos próximos dias.

A empresa Sol Dourado Serviços de Transportes Rodoviários vai fornecer veículos e motoristas para 95 das 99 linhas do transporte escolar municipal. O contrato vai prever a prestação do serviço pelos 200 dias do ano letivo pelo valor de R$ 9.102.952,56. Esta mesma empresa era responsável pelo transporte escolar em Guanambi antes da paralisação das aula por conta da pandemia do Coronavírus.

Outras três empresas ficarão responsáveis pelas quatro linhas restantes, que custarão aproximadamente R$ 577 mil.

 

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas