29.2 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

Hidroelétricas de Sobradinho e Xingo continuarão com defluência de 4.000 m³/s no rio São Francisco até 10 de março

spot_img
- Advertisement -

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.
- Advertisement -

Em reunião realizada ontem (22) para acompanhamento da operação dos reservatórios do São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), ficou definido que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) manterá a vazão em Sobradinho e Xingó nos atuais 4.000 m³/s, até o dia 10 de março próximo.

A avaliação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de ocorrerem chuvas abaixo da média na bacia do São Francisco até a 1ª quinzena de março, com a 2ª quinzena apresentando chuvas dentro da média. O Inmet informou que poderão ocorrer eventos extremos no período compreendido entre a 2ª quinzena de março e 1ª quinzena de abril.

A Chesf vem exercendo seu papel de operar os reservatórios, obedecendo às regras estabelecidas, em especial as de controle de cheias, no sentido de minimizar os efeitos de vazões mais elevadas para a região situada a jusante dos empreendimentos e proporcionar a elevação gradativa do armazenamento em Sobradinho ao final do período úmido.

Com a manutenção das defluências de Sobradinho e Xingó no valor de 4.000 m3/s, não haverá, por enquanto, mudança no vertimento da cachoeira de Paulo Afonso.

Nesta quinta-feira (24), o volume útil do reservatório de Sobradinho ultrapassou a marca de 77,4%. Com a afluência na casa de 5.800 m³/s, o volume tem crescido entre 0,3 e 0,5% a cada dia.

Como o pico da segunda cheia ainda está atravessando o Norte de Minas, o nível do rio continuará subindo na Bahia e ainda há muita água para chegar ao reservatório.

A Chesf trabalha com dados de modelos hidrológicos e meteorológicos para fazer a gestão do reservatório. O objetivo é evitar inundações à jusante e garantir o maior volume possível de água armazenada no fim do período chuvoso.

Nível do rio São Francisco começa a se estabilizar no Norte de Minas após segunda cheia

Três Marias

Desde a última semana, com a diminuição das chuvas no Alto São Francisco, o reservatório da Hidroelétrica de Três Marias, na região Central de Minas, está em regime de esvaziamento. Para diminuir a velocidade da diminuição do volume, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) iniciou o fechamento gradual das comportas, reduzindo a vazão de 3.000 m³/s para 2.500 m³/s nesta sexta-feira.

A medida em a afluência for diminuindo, mais comportas serão fechadas.

- Advertisement -
- Advertisement -

Relacionadas

Deixe uma resposta

- Advertisement -

Mais Lidas

- Advertisement -