27.6 C
Guanambi
23.1 C
Vitória da Conquista

Vídeo viraliza após estudante de Caculé contar para o pai agricultor que passou em medicina

Mais Lidas

Um vídeo viralizou após mostra o jovem Sandro Lúcio Nascimento Rocha, de 21 anos, indo à uma lavoura contar ao pai que passou em medicina, na Universidade Federal da Bahia (Ufba). O estudante é morador da zona rural do município de Caculé e filho de agricultores.

O baiano vai estudar no campus universitário de Vitória da Conquista, cidade que fica cerca de 231 km. No vídeo, Sandro Lúcio atravessa a lavoura onde o pai trabalhava com a enxada.

Acompanhado por uma pessoa, que faz o vídeo, o jovem, visivelmente cansado e emocionado, ainda recebeu um empurrão para que abraçasse o pai. As imagens mostram que eles choram juntos na lavoura.

O jovem foi aprovado em 6° lugar entre as sete vagas destinadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Nas redes sociais, Sandro publicou um texto em agradecimento à Deus, à família e aos professores que o ajudaram durante o processo de estudos.

Durante o texto de agradecimento, o baiano ressaltou a vida simples que vive e o apoio dos pais e irmão mais novo. “Eu fui agraciado por ter uma família que, mesmo sem as melhores instruções do mundo, me incentivou a correr atrás dos meus sonhos. Enquanto meu pai, lavrador, labutava na roça, minha mãe segurava a barra nas tarefas domésticas; meu irmão, aos longo de seus 13 anos de idade, sendo o meu xodó e símbolo de irmandade”, escreveu o estudante.

Quando agradeceu aos professores, o baiano relatou os momentos de dificuldades que encontrou durante o processo de preparação para a conquista. “Eles [os professores] que me ensinaram os macetes da educação com todas as limitações de materiais, ou até mesmo sem receber os seus salários; sempre amaram o que fazem, e têm um espaço no melhor lugar do meu coração”, reconheceu.

Vencedor de prêmio Jovem Cientista 

Em 2018, Sandro Lúcio Rocha, ganhou o segundo lugar na categoria “Estudante do Ensino Médio”, do 29º Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ele concorreu com o projeto “Captação e uso da água da chuva no ambiente escolar através de caixa feita a partir de garrafas pet e cimento ecológico cinza da fibra do coco”, desenvolvido por meio do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado.

O trabalho teve como objetivo promover uma unidade escolar sustentável por meio da utilização de materiais recicláveis e orgânicos, contribuindo, assim, para a economia no uso da água potável. A premiação ocorreu no dia 4 de dezembro, em Brasília.

Reprodução

O aluno, à época, contou que a ideia de criar o reservatório para a captação da água surgiu a partir da observação de um hábito recorrente na região.

O projeto funciona com a captação da água da chuva através de calhas no telhado da escola. Como o município de Caculé está no polígono das secas do nordeste brasileiro, a ideia de Sandro pode servir de ajuda durante o período que falta água. “Aqui na nossa região chove apenas três meses e os outros nove meses não tem nada, só seca. Então tem muita ocorrência de faltar água em períodos de estiagem, e captando essa água poderemos economizar ainda mais essa água potável”, frisou Sandro.

Para a elaboração do reservatório, que comporta 150 m³, o estudante contou com o apoio da família e também dos professores da escola, que se empenharam para auxiliar nos estudos para a construção do depósito. O plano dele é estender a sua criação da escola para todas as residências.

Para o seu futuro, na época, o estudante planejava cursar medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) que, segundo ele, é mais perto de casa.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas