23.3 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Jaguatirica foi encontrada morta na BR-030, em Carinhanha

Mais Lidas

Uma jaguatirica foi encontrada morta na tarde desta segunda-feira (28) em Carinhanha, na região do Médio São Francisco. O animal estava caído próximo ao local conhecido como Baixa do Abacaxi, na BR-030, trecho de Carinhanha.

De acordo com o Portal Folha do Vale, o radialista Duaci Santos foi quem encontrou o a jaguatirica. Ele retornava de um sítio, na zona rural da município. O comunicador acredita que o animal foi atropelado por algum veículo no momento em que tentava atravessar a rodovia.

Em vídeo nas redes, ele diz que seguia pela rodovia quando viu o animal caído e parou para ver do que se tratava. “O animal foi atropelado por algum carro, é um animal enorme”, disse Duaci.

A Jaguatirica, também conhecida como gato-do-mato, quando adulta mede entre 90 centímetros e 1,35 m (incluindo a cauda) e em média pesam entre 7 kg e 16 kg, sendo considero o terceiro maior felino das américas, atrás apenas da onça-pintada e o puma. A espécie é encontrada em toda a América Latina e em parte dos Estados Unidos.

Este animal está na lista de ameaçados de extinção pela caça indiscriminada ocorrida no passado para o comércio de peles. Atualmente, a ameaça é a falta de alimento devido ao desmatamento e pela caça de mamíferos de sua cadeia alimentar.

Mortes de animais nas estradas

O  Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE) estima que por ano mais de 475 milhões de animais silvestres morrem atropelados em estradas. São 17 mortes por segundo, 1,3 milhão por dia.

Além de colocar em risco a existência de algumas espécies, os acidentes causados pelos atropelamentos são responsáveis por ferimentos graves e vítimas fatais entre motoristas e passageiros.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas