23.2 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

FBF define formato de disputa e data de início da Série B do Campeonato Baiano 2022

Mais Lidas

Em reunião com os 12 clubes inscritos, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) defniu nesta sexta-feira (18), a fórmula de disputa da Série B do Baianão 2022. A competição ficará marcada na história pelo número de participantes, um recorde. São garantidas ao campeão e ao vice as duas vagas na elite do estadual de 2023.

A Reunião do Conselho Técnico, formado pela diretoria da FBF e por representantes dos clubes, ocorreu na sede da entidade. Por 10 votos a dois, venceu a fórmula proposta pela entidade, a mesma utilizada na Série A do Baianão.

Botafogo, Canaã, Feirense, Flamengo, Fluminense, Galícia, Grapiúna, Itabuna, Jacobina, Jacobinense, Jequié e Juazeiro irão compor o mesmo grupo, de número 1, na primeira fase. Eles se enfrentarão em jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal os quatro primeiros colocados.

Na segunda fase, os quatro clubes serão divididos em dois grupos, de números 2 (1º x 4º) e 3 (2º x 3º). Eles se enfrentarão em jogos de ida e volta e os melhores colocados de cada grupo conquistam as duas vagas na Série A e avançam para disputar o título em uma final também com jogos de ida e volta.

Apenas Jequié e Feirense votaram em uma fórmula com dois grupos regionalizados na primeira fase.

Na primeira fase, seis clubes farão seis jogos como mandante. Botafogo e Grapiúna, que conquistaram o direito por terem disputado a edição de 2021 da competição, e o Fluminense de Feira, rebaixado da Série A de 2021. Os outros três foram definidos por sorteio. São eles Galícia, Jacobinense e Flamengo.

Além do acesso de dois clubes, a Série B terá como novidade o rebaixamento de duas equipes, as últimas colocadas da fase de classificação. O rebaixamento foi instituído para que haja paridade de participantes entre as Séries A e B.

O presidente da FBF, Ricardo Lima, anunciou que a partir de 2023 será realizada a Série C do Baianão, mais uma competição para fortalecer o futebol baiano e que dará acesso à Série B. Já a Série B, a partir do próximo ano, não poderá mais ser disputada em estádios sem refletores.

No encontro, o dirigente também anunciou benefícios para os clubes que estarão em campo neste ano. A FBF concederá gratuidade na inscrição de até 30 atletas por equipe. Além disso, a entidade abrirá mão dos 5% de taxas às quais tem direito.

Premiação – A Série B também terá premiação nesta edição. O campeão levará um carro zero km, que será um Fiat Touro ou Fiat Cronus, ofertado pela CBF, por meio do presidente Ednaldo Rodrigues.

A FBF também buscará outros patrocínios e, caso sejam acertados, os recursos serão totalmente destinados aos clubes em forma de premiação para outras posições da classificação final.

A Série B tem previsão de início para 22 de maio e encerramento para 31 de julho. A tabela e o regulamento da competição serão divulgados em breve no site da entidade.

Além do presidente Ricardo Lima, a FBF foi representada pelo vice-presidente, Manfredo Lessa, a diretora de competições, Taíse Galvão, o diretor de registros e transferências, Felipe Quadros, e o diretor administrativo e financeiro, Marcelo Araújo. Também compôs a mesa o tenente Matheus, do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), que representou o comandante, coronel Elbert Vinhático.

Veja mais sobre os doze clubes que disputarão a Série B do Campeonato Baiano

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas