31.4 C
Guanambi
27.9 C
Vitória da Conquista

A partir desta quarta, Carteira Nacional de Habilitação terá novo modelo

Mais Lidas

Seguindo a resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) passa a imprimir os novos modelos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a partir dessa quarta-feira (1º). Essa determinação já estava prevista desde dezembro de 2021 e será cumprida em todo o território nacional.

Para quem já possui habilitação, não haverá necessidade de reemissão do documento que será disponibilizado ao cidadão sem custo extra. A troca da CNH não é obrigatória e será realizada de forma gradual para novas habilitações ou na emissão da segunda via do documento.

Novo modelo da CNH
Divulgação

As mudanças ocorrem para que o novo modelo conte com mais segurança, além de um sistema avançado contra falsificações. Além disso, o documento vai ganhar mais uma cor: o amarelo.

“A nova CNH conta com padrões avançados de segurança, com o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta. Também teremos o QR code e o código utilizado nos passaportes, aquele código internacional, permitindo que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros”, enfatizou o diretor de Habilitação do Detran-BA, Francisco Américo.

Com a utilização do QR code, o documento poderá ser expedido nos formatos físico, digital ou ambos.

Outro fator importante é que a nova CNH permitirá a inclusão do nome social e da filiação afetiva do condutor. Mas, vale ressaltar que, para inclusão do nome social do condutor, é indispensável a apresentação da certidão de nascimento original e o RG atualizado.

Mais uma inovação, será a adição de informações em inglês, francês e português falicitará o uso da CNH em outros países.

Segundo o diretor-geral do Detran-BA, as novas características vão garantir ao condutor maior segurança com a padronização internacional. “Estamos com tudo pronto para a impressão do novo modelo. Realizamos os testes e, a partir de agora, só vamos imprimir o modelo novo”, pontuou Francisco Américo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas