26.6 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Semana do Meio Ambiente vai até domingo com várias atividades em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Vitória da Conquista realiza, dessa quarta-feira (1º) até domingo (5), a Semana Municipal do Meio Ambiente. Este ano, a programação tem como tema “Caatinga: (Re)Conhecer e Valorizar”, com o objetivo de sensibilizar a população para a temática da preservação e conservação desse bioma brasileiro e conquistense, por meio da exaltação de sua importância e beleza.

A abertura do evento foi realizada pela prefeita Sheila Lemos, na manhã de ontem (1º), no Planetário Everardo Públio de Castro. A atividade contou com a participação de secretários municipais, gestores da área ambiental da região, professores e pesquisadores da área.

Na ocasião a prefeita Sheila Lemos ressaltou a importância do tema escolhido para este ano e dos debates em todos os espaços sociais, inclusive nas escolas. “Isso é fundamental para que possamos reconhecer o valor desse bioma que é único em todo mundo. A Caatinga ajuda no equilíbio do ambiente e contribui para o desenvolvimento de toda a nossa região”, ressaltou Sheila.

Semana-do-meio-Ambiente--2022 Vitoria da Conquista
Divulgação

A cerimônia de abertura teve, também, um encontro de gestores e palestra do coordenador de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Bahia, Leonel Leal Neto. Leonel abordou a gestão urbana sustentável e destacou a necessidade de ações efetivas para o desenvolvimento econômico e social das cidades, sem comprometer as necessidades das futuras gerações.

Os presentes puderam, ainda, assistir a uma sessão no planetário, onde foi exibido o filme “Astronomia Catingueira”, produzido pela equipe do planetário. Outro destaque do evento é a exposição do artista plástico, que aborda a caatinga e do semiárido. A mostra acontece no saguão da Prefeitura da Zona Oeste.

Além de oficinas de arborização urbana e de criação de abelhas sem ferrão, exposição de arte, feira ambiental, palestras e pedalada ecológica.

Nesta quinta (2), acontecerá o seminário “Olhares sobre a Caatinga”, das 8h às 17h no Planetário Everardo Públio de Castro, localizado no Centro Cultural Glauber Rocha. Durante o evento, serão apresentados trabalhos acadêmicos e entregues os prêmios aos vencedores do concurso de fotografias com a temática da semana. Os interessados em participar do seminário podem se inscrever aqui.

Na programação estão incluídas uma exposição do consagrado artista plástico Sílvio Jessé, que aborda a temática da caatinga e do semiárido e uma visita às pinturas rupestres no povoado de São Joaquim, parte do distrito de Pradoso.

Segundo a Semma, para as oficinas, visita ao São Joaquim e pedalada ecológica é preciso se inscrever nos links abaixo:

Oficina de Criação de abelhas sem ferrão (30 vagas)
Oficina de Paisagismo com plantas da Caatinga (60 vagas)
Visita ao Povoado de São Joaquim – Pinturas Rupestres (70 vagas)
Pedalada ecológica (vagas ilimitadas)

Para maiores informações, confira a programação completa.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas