Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que acontece no próximo dia 25 de julho, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizará o 6ª Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras: Práticas e Experiências contra o Racismo e Sexismo.
O evento acontece nos dias 27 e 28 de julho e tem como objetivo realizar um fórum de discussão tratando de temas como feminicídio negro, justiça ambiental, amor como ato político e afroempreendedorismo. Para tanto, o MP quer reunir mulheres negras de diversas áreas do conhecimento.
O evento é uma iniciativa do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) com o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH) e a 1ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos e acontece em Salvador. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas através de formulário eletrônico.
A abertura do encontro acontecerá às 18h do próximo dia 27 de julho no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Participarão desse momento, a promotora de Justiça Lívia Santana, a co-fundadora da Abayomi Juristas Negras, Chiara Michele Ramos, e a doutora em estudos feministas, Carla Akotirene. No dia 28, o evento terá continuidade no Auditório J.J Calmon de Passos, na sede do MP, em Nazaré. As discussões acontecerão das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A programação conta ainda com mesas de debate sobre os temas: ‘Feminicídio negro: Nomeando e enfrentando nossas dores’, ‘Mulheres negras e o amor: o amor como ato político’, ‘Justiça ambiental’ e ‘Mulheres negras e afroempreendedorismo’.
Para maiores informações acesse o site do Ministério Público estadual ou entre em contato pelos telefones (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502.