21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Riacho de Santana divulga calendário de vacinação antirrábica na zona rural

Mais Lidas

A prefeitura de Riacho de Santana, através de sua Secretaria Municipal de Saúde e o Setor de Controle de Endemias, vai realizar, a partir do dia 8 de agosto, a primeira semana de vacinação antirrábica. Inicialmente, os agentes vão realizar a aplicação nos cães e gatos da zona rural do município.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, sendo fatal em quase 100% dos casos.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida, também, quando o animal doente arranha e/ou lambe a pessoa.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana. É recomendável, também, sempre evitar de se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo.

Vacinação Antirrábica - Riacho de Santana
Reprodução

Outra recomendação é não tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.

Em Riacho de Santana, os animais (cães e gatos) serão vacinados a partir dos três meses de vida. Os proprietários devem levar os animais nos dias e locais programados. Confira a programação da Vacinação Antirrábica:

  • Segunda-feira (08/08), na localidade Santana: Próximo ao Sítio São Roque (7h); Próximo a Valdim Maranhão (7h30); UBS (8h); Ao lado do Cemitério (9h); Próximo a Duca da Santana (10h) e Próximo ao Colégio (11h).
  • Terça-feira (09/08), nas localidades: Pajeu às 7h e em Pajeu próximo à Barragem às 7h30; Gatos às 8h; Estiva às 8h30;  Botuquara, na praça às 9h; Lava Pés, no Sítio Beija-flor às 10h; Atoleiro, Frente Batista às 10h30; Lagoinha, próximo a Nego Vieira às 11h; Alagadiço, em frente à Capela às 11h30; Riacho Fundo, próximo Zé de Zau às 12h; e na Baixa, em frente ao Chafariz às 12h30.
  • Quarta-feira (10/08), nas localidades: Cana Brava às 8h; Pau Preto, no Bar de Deca às 8h30;  Assentamento Contendas às 9h; Giral, em Lolô às 9h30; Guarimã às 10h; Poço de Lau, no Prédio Escolar às 10h30; Lagoa de Baraúna às 11h; e Lagoa do Coqueiro, no Prédio Escolar às 11h30.
  • Qinta-feira (11/08), nas localidades: Itapicuru às 8h; Pau Ferro às 8h30; Piçarra, no Prédio Escolar às 9h; Muquem de Cima, no Prédio Escolar às 9h30; Estiva às 10h; Muquem de Baixo, no Prédio Escolar às 10h30; e São João, na Escola às 11h.

Para ter acesso às demais localidades, acesse os canais oficiais de comunicação da prefeitura de Riacho de Santana.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas