23.2 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Charles Fernandes registra candidatura à reeleição para o cargo de deputado federal

Mais Lidas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu neste sábado (6), o registro de candidatura do deputado federal Charles Fernandes, pelo PSD. Ele será candidato a mais um mandato na Câmara Federal.

Aos 57 anos, Charles é casado e natural de Guanambi. Após ser eleito vereador da cidade em 1999, foi eleito duas vezes vice-prefeito, assumindo o cargo de chefe do executivo municipal em 2010, com a renúncia do prefeito Nilo Coelho (União) para concorrer ao cargo de vice-governador à época.

Em 2012 foi reeleito e permaneceu no cargo até o fim de 2016. Em sua trajetória política, antes de se filiar ao PSD, pertenceu aos quadros do PSDB e do PP.

Ele foi eleito pela primeira vez em 2018, com 74.116 mil votos, na sua primeira tentativa eletiva ao cargo de deputado federal. À época, ficou como primeiro suplente de sua coligação, mas acabou assumindo a última vaga após o indeferimento da candidatura de Luiz Caetano (PT), ex-prefeito de Camaçari.

Durante boa parte de seu mandato, o parlamentar ficou sem saber se poderia concorrer novamente, pois o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) havia o considerado inelegível por conta de um suposto abuso de poder econômico praticado nas eleições de 2016, quando ele era prefeito de Guanambi e trabalhava para eleger seu sucessor, Jairo Magalhães, que acabou sendo eleito na ocasião.

Em dezembro do ano passado, após vários recursos e julgamentos, o TSE entendeu que Charles não cometeu abuso de poder econômico e decidiu devolvê-lo os seus direitos políticos.

Charles declarou à Justiça Eleitoral possuir patrimônio de R$512.901,98, incluindo imóveis, veículos e aplicações em caderneta de poupança. A evolução patrimonial em relação à eleição anterior foi de 19,11% . Em 2018 ele declarou que seus bens eram avaliados em R$ 430.602,26

Até o fim da manhã deste domingo, a Bahia já tem três candidatos a governador, quatro a senador, 199 a deputado federal e 294 a deputado estadual registrados junto ao TSE. À presidência do país, sete candidaturas já foram confirmadas.

O prazo termina no próximo dia 15, véspera do início da campanha. O TRE/BA vai analisar  e julga a regularidade das candidaturas, juntamente com a procuradoria eleitoral e partidos que podem apresentar impugnações.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas