33.6 C
Guanambi
25 C
Vitória da Conquista

Curso sobre manejo e planejamento de hortas comunitárias será realizado nesta sexta-feira em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promove, nesta sexta-feira (12), um curso de manejo e planejamento de hortas comunitárias. As atividades, que acontecem a partir das 8h, no Centro de Convivência do Idoso, vão oferecer orientações técnicas sobre manejo e cultivo de hortaliças.

O objetivo é agregar novos conhecimentos ao trabalho dos agricultores que atuam nas quatro hortas comunitárias da cidade (no Loteamento Vila América; no bairro Kadija; no Jardim Valéria e no Recanto das Águas).

Durante o curso, serão promovidas discussões sobre manejo alternativo de doenças em hortaliças, compostagem biogel e biofertilizantes, hortas urbanas, interseção social e geração de renda, além de nutrição orgânica e seus benefícios para a saúde e a sustentabilidade.

As palestras serão ministradas pelo professor Doutor Armínio Santos, do curso de Fitopatologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); João Rubens Chaves, químico e engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), especializado em Ciências; Eduardo Barreto de Castro, coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, da SMDR, e Leonardo Paraguaçu, nutricionista.

Fortalecer a segurança alimentar

Para Karine Barros, coordenadora municipal de Segurança Alimentar da Semdes, o curso se justifica pela importância das hortas comunitárias e pela necessidade de fortalecimento da política de segurança alimentar e nutricional de Vitória da Conquista.

Trata-se de uma tentativa de apoiar, incentivar e zelar pela existência desses espaços de produção, cujo objetivo é ampliar a oferta de alimentos saudáveis e garantir a possibilidades de melhoria das condições de vida dos grupos sociais em situação de insegurança alimentar.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas