29 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

PRF resgatou aves silvestres sendo transportadas em bagageiro de ônibus em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Oito aves silvestres foram resgatadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em abordagens na BR-116, em Vitória da Conquista. Os flagrantes aconteceram nesta quarta-feira (17) , em frente a unidade operacional da PRF.

Segundo a PRF, um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) e tinha como destino a capital alagoana foi abordado pelos policiais que iniciaram os procedimentos de fiscalização, encontrado os pássaros presos em gaiolas, demonstrando total falta de cuidados.

A primeira ocorrência foi registrada às 16h20, quando foram resgatados quatro aves que estavam aprisionadas em uma gaiola pequena. As aves da espécie papa-capim estavam dentro de uma mochila, em compartimento escuro e sem ventilação, demonstrando total falta de higiene e cuidados.

O responsável pelos animais relatou que adquiriu aves em Ribeirão Preto (SP) por R$ 120 e pretendia levá-las para o seu irmão que mora em Maceió.

Em continuidade a vistoria, os policiais avistaram outra gaiola que estava dentro de uma caixa térmica. Nela foram resgatados mais quatro pássaros, também conhecidos popularmente como papa-capim.

O responsável pelas aves, uma aposentada de 56 anos, não apresentou nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais e informou que capturou os pássaros no sítio onde mora. Disse ainda que pretendia levar os animais para Maceió e entregar para seu padastro.

Dada às circunstâncias, foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas