25.4 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Após trabalho educativo, número de trotes para o Samu 192 caiu 80% em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A Central de Atendimento do Samu 192 de Vitória da Conquista vem registrando uma queda expressiva no número de trotes nos últimos três anos.

De acordo com publicação da prefeitura, a mudança é associada à intensificação do trabalho educativo realizado pelo órgão em escolas, empresas e instituições públicas, ação que vem cada vez mais disseminando a consciência sobre os prejuízos que as ligações indevidas trazem para o serviço. O percentual de queda chega a quase 80%.

Segundo os dados divulgados, entre fevereiro e julho de 2019, a Central atendeu 12.258 trotes, mais de 68 por dia. Em 2020, foram 7.348 ligações nos respectivos meses. Em 2021, o número continuou caindo: 5.619. Já este ano, de fevereiro a julho, foram 2.644 trotes – em média, menos de 15 por dia. Comparada ao mesmo período, de 2019 para cá, a redução foi de quase 80%.

De acordo com a coordenadora do Samu 192, Gileaide Santana, essa mudança corresponde ao aumento do trabalho educativo realizado pelo serviço. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 164 capacitações realizadas em empresas, escolas e órgãos de saúde. “Antes, nós tínhamos horário disponível. Hoje não, hoje a gente já tem que montar a agenda no final do mês para conseguir suprir a demanda, que tá muito grande”, contou.

Nessas atividades, a equipe passa a teoria e a prática de suporte básico de vida. Os conhecimentos vão desde a identificação de um infarto ou AVC aos procedimentos que devem ser tomados diante de uma parada cardiorrespiratória e os cuidados em situações de urgência até a chegada do Samu 192.

“A gente também fala para a população que não deve passar trote, como e quando ela deve ligar para o serviço e qual o papel verdadeiro do Samu 192”, acrescentou Gileaide. Ela também destacou que é importante conscientizar a população a acionar o serviço em casos de atendimento pré-hospitalar de urgência, e não para simplesmente solicitar o transporte de pacientes.

A Central de Atendimento do Samu 192 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São cinco linhas telefônicas operando para atender não apenas o município de Vitória da Conquista, mas também os 70 municípios da região. No município, o serviço conta com quatro unidades de suporte básico e uma unidade de suporte avançado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas