25.5 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Frota de veículos de Vitória da Conquista vai receber sistema de rastreamento

Mais Lidas

A frota de 260 veículos da prefeitura de Vitória da Conquista está recebendo rastreadores que possibilitarão acompanhar, em tempo real, o deslocamento dos carros, caminhões, ônibus e tratores. A medida tem como objetivos propiciar uma maior economia com combustível e de manutenção dos veículos, além de evitar o uso irregular dos veículos de serviço público e trazer mais segurança aos motoristas durante o trabalho.

De acordo com a Prefeitura, estão sendo investidos R$ 237 mil de recursos próprios nessa ação. A previsão é de que o sistema esteja implantado em toda a frota na segunda quinzena de setembro.

Tanto no Deserg (central de equipamentos do município), quanto no gabinete da prefeita Sheila Lemos, será instalado um monitor de vídeo mostrando, em tempo real, o deslocamento de cada veículo. Esse monitoramento também poderá ser feito por celular ou computador pelos secretários municipais.

Para isso, será feito o controle do raio do itinerário percorrido por cada veículo em sua rotina de trabalho, seja na sede de Vitória da Conquista ou na zona rural, ou, ainda, qual veículo precisará fazer viagens intermunicipais. A partir da instalação dos rastreadores, se algum carro ou máquina sair desse raio de locais autorizados, o veículo será automaticamente desligado.

Segundo a gestão municipal, os rastreadores permitirão que os servidores tenham mais segurança no desempenho de função, pois o sistema também vai disponibilizar um botão de pânico dentro dos veículos. Caso estejam expostos a situações de risco, como um assalto, por exemplo, ou ainda se o veículo quebrar durante uma viagem, os motoristas poderão solicitar ajuda imediatamente.

“Isso vai fazer com que diminua a possibilidade de um dos veículos da frota deslocar-se para lugares que não estão permitidos pela Prefeitura.  Acredito, também, que quando se coloca controle de frota, é possível otimizar o custo-benefício, porque a gente pode planilhar as atividades desenvolvidas pelas secretarias, e isso faz com que o município tenha uma economia significativa”, explicou o coordenador do Deserg, Lucas Batista.

Motorista da Prefeitura há 18 anos, Wadson Martins achou a mudança importante. “Serve pra nos ajudar, pra ter a certeza de que a gente tá fazendo o nosso serviço corretamente. E a gente também faz muitas viagens pra Salvador, então também corre risco de assalto ou sequestro. Agora vai ter o botão do pânico, mais segurança. E quando a gente trabalha com lisura, a gente não tem medo quando chega a tecnologia. Então, quem trabalha certo não tem problema nenhum”, declarou.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas