25.1 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Salvador já tem prejuízo superior a R$ 750 mil por vandalismo em 2022

Mais Lidas

A prefeitura de Salvador divulgou, nesta terça-feira (23), que as ações por vandalismo já renderam um prejuízo superior a R$750 mil, apenas nos primeiros meses de 2022. Esse valor, gasto apenas com iluminação pública, poderia estar sendo disponibilizado para outras demandas da população da capital baiana.

Segundo a Diretoria de Iluminação e Serviços Públicos (Dsip), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), entre janeiro e maio deste ano, foram registradas cerca de 600 ocorrências entre furtos e depredações, a grande maioria delas no Acesso Norte, Avenida ACM e Avenida Luis Viana Filho.

Na última, neste domingo (21), foram furtados 19 luminárias foram furtadas, além de 300 metros de fios de cobre ds luminárias decorativas instaladas na Baixa do Bonfim.

Para tentar coibir os crimes, especialmente, furtos dos fios de cobre do sistema de iluminação pública, a prefeitura tem reforçado os eletrodutos e a caixa de passagem com envelopamento em concreto, enterrado e concretado os cabos e eletrodutos e realizado rondas com a guarda civil municipal. Além disso, tem buscado desenvolver novas estratégias com as autoridades de segurança pública.

Vale lembrar, que vandalismo é crime previsto no Código Penal, Artigo 163. Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia pode gerar pena de detenção de um a seis meses, ou multa.

Todo cidadão que perceber atos de vandalismo na cidade, sejam ligados a iluminação pública ou as demais áreas da cidade, pode denunciar a ação através do telefone 156. O contato também pode ser feito via internet através do portal Fala Salvador.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas