30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

Apenas 30% das crianças já foram vacinadas na Campanha contra Polio em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Faltando uma semana para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomietilite, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista informou, nesta sexta-feira (2), que apenas 30,2% das crianças já foram vacionadas.

A meta do município é vacinar 19.154 crianças na faixa etária entre um a 5 anos, mas apenas cerca de 5.800 crianças haviam sido vacinadas até esta quinta(1º), o que representa 30,2% da expectativa. A objetivo do Ministério da Saúde é atingir, no mínimo, 95% dessas crianças.

De acordo com os órgãos de saúde, manter a meta de 95% é necessário para que a doença não volte a se manifestar em grandes proporções pelo país. O último caso de infecção pelo vírus da pólio em solo brasileiro foi notificado em 1989.

Em 1994, o Brasil recebeu a certificação internacional que considerou a doença oficialmente erradicada no país. Desde então, o Governo Federal vem promovendo campanhas anuais de vacinação para manter esse status. No entanto, as baixas coberturas registradas nas campanhas dos últimos anos vêm colocando em risco essa situação.

Na Bahia, a cobertura vacinal foi de 62.2% em 2021, muito abaixo do desejado. Segundo a coordenadora municipal de Imunização, Patrícia Fernandes, “hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) coloca o Brasil como um país de alto risco de reintrodução da doença, por conta justamente dessas baixas coberturas, que vêm diminuindo desde 2018. Com a pandemia, isso se intensificou. Então, temos a preocupação no sentido de evitar que a doença possa retornar” .

Os pais ou responsáveis podem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas residências, onde eles tenham mais facilidade de acesso. Em Vitória da Conquista, são 42 salas de vacinação espalhadas pelas unidades básicas de saúde das zonas urbana e rural. Além da vacina contra a poliomielite, também está sendo ofertada a multivacinação contra doenças como febre amarela, tétano, HPV, meningite e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Junto com a vacinação contra a polio, está acontecendo a Campanha da Multivacinação. O objetivo é atualizar a situação vacinal de um público mais abrangente com idade até 14 anos, onze meses e 29 dias, cujos cartões estejam atrasados. A imunização acontece até a próxima sexta-feira (9).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas