23.6 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Prefeitura divulgou atrações do Aniversário de Urandi

Mais Lidas

A prefeitura de Urandi já divulgou, em suas redes sociais, cinco atrações que irão participar das comemorações do aniversário da cidade. A festa, programada para os dias 11 a 15 de outubro, vai celebrar os 104 anos de emancipação política do município.

A primeira atração confirmada foi a banda de axé Cheiro de Amor. A música baiana, também, será representada pelo cantor Kevi Jonny, o swing do Parangolé e a banda de Vitória da Conquista Rei da Cacimbinha.

Além dos baianos, a banda Cavaleiros do Forró também deve animar o público nas comemorações pelo aniversário de Urandi. Apesar da confirmação das atrações, a prefeitura ainda não divulgou a programação completa da festa.

De acordo com o IBGE (2021), Urandi tem uma população estimada de 16.672 habitantes em um território de, aproximadamente, 902 mil km². A formação do povoado que deu origem à cidade começou com o desbravamento da região por portugueses a procura de ouro e pedras preciosas.

Entre os pioneiros no território, encontrava-se Antonio Fernandes Baleeiro que, no começo do século XIX, teria se estabelecido nas proximidades da confluência dos rios rios Raiz e Cachoeira. Posteriormente, edificou a capela de Santo Antônio, no local, iniciando a formação do povoado Duas Barras.

O município, que já teve o nome de freguesia de Santa Rita das Duas Barras, só recebeu o nome atual em 1918, na época da sua emancipação política. Urandi é um vocábulo tupi que significa madeira negrecenta.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas