34.5 C
Guanambi
27 C
Vitória da Conquista

Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista monitora paciente diagnosticado com a varíola dos macacos

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista informou que recebeu a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) em Vitória da Conquista, com resultado de PCR detectável para o vírus, cujo resultado foi disponibilizado nesta quarta-feira (7).

De acordo com a pasta, o caso é de um paciente do sexo masculino de faixa etária entre 40 e 50 anos, sem histórico de viagem ou contato com caso suspeito ou confirmado. A notificação foi feita pela Vigilância Hospitalar e Vigilância Epidemiológica Municipal (Viep) no dia 30 de agosto.

Ainda segundo a secretaria, como o paciente apresentava quadro de erupções cutâneas sugestivas para Monkeypox, a amostra para o exame de PCR foi coletada e encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador. Nesta quarta-feira, o resultado foi liberado no sistema de notificação.

“Neste momento, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar e é monitorado pela equipe da Viep, bem como os contatos domiciliares que, até o momento, não manifestaram qualquer sintoma”, informou a Secretaria Municipal da Saúde em nota

A SMS informou também que, apesar de ter adotado todos os procedimentos, coletado o material para exame laboratorial e encaminhado ao Lacen, não foi informada pela Sesab previamente à publicação do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Tampouco houve comunicação prévia ao Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste (NRS).

Sobre um segundo caso divulgado também pela Sesab, a Secretaria Municipal de Saúde informa que esse dado não foi constatado pelo Lacen/Bahia até o momento.

Monkeypox em Vitória da Conquista

Nos meses de julho e agosto, a Vigilância Epidemiológica do município havia notificado três casos suspeitos da doença, na rede municipal e privada, e todos tiveram resultados descartados para a varíola dos macacos. Com isso, até agora foram notificados, no total, quatro casos suspeitos, sendo três deles descartados e um confirmado para a doença.

A SMS orienta que qualquer pessoa que apresente sintomas característicos da varíola dos macacos (monkeypox) – febre alta súbita, dor no corpo, adenomegalia (aumentos dos gânglios), fraqueza e dor nas costas, e com presença de erupções cutâneas – e que tenha viajado para área de circulação do vírus ou que teve contato com caso suspeito ou confirmado da doença, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone 3429-7405, ou procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas