33.8 C
Guanambi
28.2 C
Vitória da Conquista

Localidades da Região de Guanambi registraram as primeiras chuvas da primavera

- -

Últimas Notícias

Tiago Marques
Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Depois de um longo período de estiagem, as chuvas começam a voltar às localidades da região de Guanambi. Desde a noite desta quinta-feira (22), instantes finais do inverno e início da primavera, o tempo começou a ficar instável sobre esta parte da Bahia.

No distrito de Mutãs, em Guanambi, choveu no início da última noite. No local não há pluviômetros oficiais, mas o volume de água que caiu foi suficiente para fazer pequenas enxurradas nas ruas.

Nesta sexta-feira (23), pouco antes do meio dia, voltou a ocorrer precipitações na região. No distrito Pilões, em Candiba, moradores registraram a primeira chuva da temporada. Ela caiu leve e durou aproximadamente dez minutos, tempo suficiente para apagar momentaneamente a poeira acumulada nas ruas.

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0ZDc3vRK9C4sXRN2FwzwT7H1j5QvVT3UPRVMFtEVRc3JKpjyKepKthoZMAokH92XZl&id=100064946533024&__cft__[0]=AZX8VMVYd4KfqS7f09YL92IzPZgdt-lf_RwZyXE2Ln3HJ7rIhB4mXSch-tK6h2xx_rDxXI2pgZTym5E78JaDbkVw2K7S-Fi1Dng7Yb-tXieLSvqKQWSf3IqGcraGHlviiaiJvj0g7QPrsK7q58rAiczwH9p0xFKuZCsnuJx9sbKxN7ItrqIPzynXWTT8HggayBY&__tn__=%2CO%2CP-R

Imagens de radares meteorológicos mostram que também choveu em áreas dos municípios de Caetité, Igaporã, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí e Riacho de Santana.

As previsões apontam que o tempo deve continuar propício a pancadas de chuva pelo menos até domingo (25) na região. Para Guanambi, os modelos meteorológicos afirmam que pode chover entre 6 mm e 10 mm.

O período maior probabilidade de chuva na cidade vai da noite desta sexta-feira até o fim da tarde de sábado (24), principalmente na próxima madrugada. Vale ressaltar que as pancadas podem ocorrer de forma isolada, com chance de algumas localidades não terem a precipitação desta vez. Do mesmo jeito, em alguma área pode haver chuva mais expressiva.

Estiagem

A última chuva significativa registrada em Guanambi foi no dia 16 de abril, há exatos 160 dias. As previsões de médio e longo prazo apontam atualmente que as chuvas mais significativas só devem ocorrer entre a última semana de outubro e a segunda semana de novembro.

Na região, a primeira chuva da primavera é chamada de "Chuva do Umbu". Além de anunciar o início da estação chuvosa, ela é fundamental para o desenvolvimento dos frutos após longo período de estresse hídrico.

De acordo com a sabedoria popular, quando esta chuva ocorre regularmente, a produção dos umbuzeiros costuma ser maior. Em outras regiões, o fenômeno da primeira chuva também é chamado de "Chuva do Caju", e possui o mesmo efeito sobre a produtividade das árvores.

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- -

Mais Lidas