20.6 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Outubro Rosa: em parceria com o projeto CORJunto, ICON promove encontro e intervenção artística sobre autocuidado e saúde da mulher

Mais Lidas

https://materiais.henet.com.br/guanambi

O estímulo ao autocuidado e à prevenção do câncer de mama estará em foco no Outubro Rosa do ICON – Oncologia e Medicina Especializada através de rodas de conversa e arte. Na próxima sexta-feira (07), das 14 às 18h, o instituto receberá o coletivo artístico de mulheres CORJunto, que produzirá, em parceria com pacientes e ex-pacientes, uma intervenção artística com ilustrações reforçando a importância do bem-estar feminino e do combate a uma das doenças que mais atingem mulheres em todo o mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca): o câncer de mama.

Além da intervenção artística conjunta, o ICON também fará um momento de confraternização com as pacientes, com música, coffee break, palestra e roda de conversa com psicóloga, sessões de massoterapia e outros momentos numa tarde de descontração. De acordo com uma das coordenadoras do CORJunto, a delegada Gabriela Garrido, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), “a ação visa chamar a atenção das mulheres para a importância de, apesar de suas multifunções, encontrar um tempo para se cuidar, estar bem e, assim, ter uma vida plena e saudável”, enfatizou.

A parceria do ICON com o coletivo artístico também ganhará as ruas. O instituto vai espalhar, em diversos pontos da cidade, cartazes artístico-educativos assinados pelo coletivo. O público poderá conferir as peças ao longo de todo o mês de outubro, a partir do dia 07, em locais como: academias, faculdades, restaurantes e shoppings.

Seguindo a programação do Outubro Rosa, o ICON participará ainda de uma ação de conscientização aberta ao público, promovida pela clínica Gestare na manhã do próximo domingo (09), no canteiro do Boulevard Shopping. O evento contará com estandes temáticos, distribuição de brindes, água de coco e picolés, aulão de zumba e pocket show. Um dos oncologistas do ICON também estará disponível no estande para tirar dúvidas da comunidade e ensinar, utilizando próteses de mama, como deve ser feito o autoexame.

Prevenção é a chave

O oncologista do ICON, Dr. Leonardo Cunha destaca que a conscientização abre as portas para a prevenção e para o diagnóstico precoce do câncer de mama e este é o principal papel desempenhado pela campanha do Outubro Rosa. Além disso, o médico alerta que “devemos adotar hábitos saudáveis muito importantes para a prevenção desta doença, como: combate à obesidade, dieta saudável, prática de atividades físicas e evitar o tabagismo”. A realização de avaliação clínica e de exames complementares, de forma regular, também favorece o diagnóstico precoce e maior possibilidade de cura de enfermidades como o câncer de mama.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias