23.9 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Caetité realiza busca ativa de crianças e profissionais de saúde para vacinação contra meningite

Mais Lidas

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Caetité informou à população que está realizando Busca Ativa para vacinação contra a Meningite. O público-alvo da ação são crianças de 1 a 4 anos e de 11 e 12 anos bem como profissionais de saúde sem registro na Caderneta de Vacinação.

A vacina será ofertada nesta sexta-feira (14), em três locais da cidade, das 8h às 16h. Os estabelecimentos de saúde indicados pela Prefeitura são:

  • Centro de Saúde Dra Lara Fernandes (CAE lll) – Rua Rui Barbosa;
  • UBS Dr Woquiton Fernandes Teixeira – Saída para Maniaçu;
  • ESF José Silveira Rocha – Bairro Nossa Senhora da Paz.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. É causada, principalmente, por bactérias ou vírus; mais raramente, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

A doença é transmitida de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. As meningites bacterianas são as mais graves e os sintomas mais comuns são: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, contudo, a faixa etária com maior risco de adoecimento são as crianças menores de um ano de idade.

Pesquisas têm demonstrado que os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença. Por isso, a partir de setembro, o MS ampliou a oferta da vacina meningocócica ACWY, temporariamente, para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos.

Atualmente, o estado de São Paulo enfrenta um surto de meningite meningocócica. Até a última quinta-feira (6), a capital já contabilizava 58 casos e 10 óbitos pela doença.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas