32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Ventos chegaram a quase 70 km/h em Guanambi nas últimas madrugadas

Mais Lidas

Enquanto as tardes em Guanambi têm sido de bastante calor, as últimas madrugadas foram com ventos fortes e constantes. Nas primeiras horas deste sábado (15), a estação meteorológica do Inmet, localizada no aeroporto municipal, registrou rajadas de até 63 Km/h.

A marca é a terceira maior do ano na cidade com registro oficial. A maior ocorreu na última terça-feira (11), quando as rajadas superaram 66,2 km/h e a segunda maior foi no dia 25 de agosto, com velocidade de 65,9 Km/h.

De acordo com os dados da estação, o ano de 2022 tem sido de ventos mais intensos e constantes na região, uma das principais produtoras de energia eólica do país, com vários parques que somam centenas de torres de produção de energia.

A constância dos ventos tem ajudado a amenizar o calor. No último sábado (8), a estação registrou 38ºC, a maior temperatura registrada em 2022 na cidade de Guanambi até o momento. No decorrer da semana, as máximas foram caindo e o calor ficou um pouco mais ameno quando comparado com os dias da semana anterior.

As previsões atuais apontam que os ventos continuarão intensos na região nos próximos dias, podendo ocorrer novo recorde de velocidade de rajadas.

Produção de Energia

De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema, a produção de energia a partir do vento tem alcançado recordes de geração deste julho.

O Brasil tem, atualmente, capacidade de produzir 22.000 MW de energia eólica e somente a região Nordeste é responsável por 20.000 MW, ou seja, mais de 90% da produção nacional. São 828 parques eólicos em operação no país, sendo 725 parques na região.

Previsão de Chuvas

O calor e os ventos constantes devem dar espaço para chegadas de chuvas na região na última semana de outubro. Modelos meteorológicos e institutos de meteorologia apontam que as chuvas devem chegar à região de Guanambi entre os dias 23 e 24.

Os volumes acumulados esperados até o fim do mês devem ficar entre 50 mm e 100 mm.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas