27.4 C
Guanambi
24.5 C
Vitória da Conquista

Cerca de 2 mil caranguejos transportados sem condições sanitárias foram apreendidos pela PRF no Sul da Bahia

Mais Lidas

https://materiais.henet.com.br/guanambi

Na noite de segunda-feira (17), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, aproximadamente, 2.000 unidades de caranguejo, em uma fiscalização no km 720 da BR-101, em Eunápolis. Os animais, da espécie ‘guaiamum’, estavam sendo transportados no compartimento de carga e em péssimas condições sanitárias de um Fiat/Pálio acoplado a um reboque (carretinha).

De acordo com a PRF, a carga era transportada sem nota fiscal da mercadoria e sem Guia de Trânsito de Animal (GTA), bem como sem a refrigeração adequada e entre as espécies capturadas havia caranguejos fêmeas, cuja pesca é proibida. Acompanhe o vídeo da apreensão dos caranguejos pela PRF-BA.

Ao ser questionado sobre a mercadoria transportada, o condutor afirmou que capturou os crustáceos em um manguezal na cidade de Macaé (RJ). Disse, também, que os caranguejos seriam comercializados em bares e restaurantes de Aracaju (SE).

Segundo os policiais, diante dos fatos, todos os ocupantes do carro foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, pelo crime de pescar, comercializar ou transportar pescado proveniente de pesca proibida (art. 34 da Lei 9.605/1998).

Transporte ilegal de caranguejos
Reprodução

A PRF também acionou o IBAMA que ficou responsável pelas notificações necessárias e destinação do pescado.

Vale destacar que em certas épocas do ano, os caranguejos saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. São nestes períodos de proibições em que é possível garantir a reposição dos caranguejos na natureza.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias