27.6 C
Guanambi
23.1 C
Vitória da Conquista

Incêndio de grandes proporções atinge área da Barragem de Ceraíma em Guanambi e força moradores a saírem de suas casas

Mais Lidas

Um incêndio está atingindo uma área de vegetação próxima à Barragem de Ceraíma, na zona rural de Guanambi. De acordo com informações da Brigada Voluntária de Incêndio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran), o fogo começou na noite desta terça-feira (18) e até o início da madrugada, ainda não havia sido controlado.

Além da brigada, uma equipe do Corpo de Bombeiros também atua no local para tentar conter as chamas.

O tempo seco e o vento forte estão contribuindo para que as chamas se alastrem rapidamente pelo local, atingindo inclusive parte da vegetação que encobre a banca da barragem.

De acordo com a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura chegou a quase 35ºC durante a tarde e a umidade relativa do ar caiu à casa 17%. Já os ventos registrados no fim da noite e início da madrugada estão com rajadas superiores a 50 km/h.

Um morador relatou aos brigadistas que algumas pessoas decidiram sair de suas casas após o fogo atingir os quintais e a fumaça invadir os imóveis. Ainda não se sabe as causas do início das chamas. Além de destruir a vegetação, os incêndios florestais afetam drasticamente a fauna local.

As chuvas que caíram no início da primavera na região não foram suficientes para reverter o cenário de seca, pois a precipitação ocorreu de forma bastante irregular. Enquanto algumas localidades registraram acumulados superiores a 60 mm, outras tiveram chuvas pouco significativas.

Na semana passada, uma área superior a 500 hectares de vegetação de Gerais foi atingida no município de Pindaí, próxima à divisa com Licínio de Almeida, na Serra Geral. O fogo consumiu tudo que encontrou pela frente em uma área de reserva da Bahia Mineração (Bamin) e outras áreas do entorno do Centro de Conservação da empresa.

Mais de 30 brigadistas da mineradora, voluntários e uma equipe do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista atuaram no combate às chamas, controladas depois de cerca de 60 horas de destruição da vegetação.

Previsão de chuvas

Os modelos meteorológicos e os institutos de meteorologia estão indicando que deve começar a chover na região de Guanambi a partir da próxima semana. As previsões mais otimistas indicam que o tempo deve começar a mudar no próximo domingo e que até o fim do mês pode chover entre 25 e 50 mm no município e em seu entorno, assim como as regiões de Barreiras, no Oeste Baiano, e de Vitoria da Conquista, também no Centro-Sul.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas