20.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Previsão do tempo aponta chuvas em toda Bacia do Rio São Francisco

Mais Lidas

As previsões dos institutos de meteorologia estão apontando para a ocorrência de chuvas em boa parte do Brasil a partir deste domingo (23). Isso porque começou a se formar a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas) desta temporada chuvosa.

Nas áreas da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, há previsão de chuvas mais volumosas em Minas Gerais e também na Bahia, com volumes que podem superar 80 mm até o fim de outubro em algumas regiões.

Já nas áreas de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, os volumes esperados são inferiores a 20 mm no mesmo período.

Neste sábado (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para riscos de tempestades e para chuvas intensas, válidos para todo o Estado de Minas Gerais e para a faixa de divisa da Bahia, além do Espírito Santo, Rio de Janeiro e de estados das regiões Centro Oeste e Norte do país.

Caso se confirmem, as chuvas devem interromper a estiagem agrícola que já dura mais de 150 dias em várias áreas da Bahia, incluindo as regiões produtivas da Matopiba. Algumas localidades do Estado estão sem chuvas desde de abril.

Veja a previsão completa para dez dias

Veja os alertas

Nível das hidroelétricas

Em Minas Gerais, o reservatório da Usina Hidroelétrica de Três Marias está com 55% de seu volume útil. A Cemig, estatal responsável pela gestão do equipamento vem trabalhando desde o início de setembro com produção otimizada de energia, com vazão turbinada na casa dos 700 metros cúbicos por segundo (m³/s).

Há um ano, nesta mesma época, o volume armazenado em Três Marias era de 35%. Depois das chuvas históricas de dezembro e janeiro, a hidroelétrica precisou abrir as comportas, contribuindo para uma das maiores cheias no rio São Francisco das últimas três décadas.

Já na Bahia, o reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho está com 64% de seu volume útil. Durante todo o ano, a vazão turbinada da usina ficou alta, entre 1.000 e 1.500 m/s, também otimizando a produção de energia.

O volume útil atingiu 100% de sua capacidade no início de abril.

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas