22.5 C
Guanambi
17.5 C
Vitória da Conquista

Inmet emite alerta laranja para temporais na Região de Vitória da Conquista e litoral Sul da Bahia

Mais Lidas

Pode chover forte em algumas regiões da Bahia entre segunda (24) e terça-feira (25). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Aviso de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu alerta laranja de perigo por conta de chuvas de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.

O aviso vale para toda a faixa litorânea desde Valença, no Baixo Sul da Bahia, até o São Matheus, Norte do Espírito Santo, englobando também o vale do Jequitinhonha em Minas Gerais e a Região de Vitória da Conquista, no Centro Sul Baiano. Ao todo, 103 cidades estão incluídas neste alerta, com validade até as 10h desta terça.

De acordo com o alerta,  há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e até transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Nestas condições, é recomendado que se evite enfrentar o mau tempo. Quem mora em áreas de encosta deve ficar atendo a possíveis alteração na estabilidade da terra. Caso as chuvas ocorram acompanhadas de raios e trovões, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia pode ser uma opção segura.

Em caso de emergências ou dúvidas sobre riscos de acidentes, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados.

Também foi emitido um alerta amarelo, de perigo eminente, também por conta de possibilidade de temporais, alcançando praticamente todo o estado, com exceção da região nordeste, onde algumas áreas estão de alerta amarelo por outro motivo, a baixa umidade relativa do ar.

Veja mais informações sobre o alerta laranja

Veja mais informações sobre o alerta amarelo

Previsões

Os institutos e os modelos meteorológicos estão apontando que os últimos dias de outubro devem ser chuvosos em boa parte da Bahia, incluindo Salvador, onde há risco de temporais a partir desta terça-feira.

Veja a previsão de chuva para os próximos dez dias em toda a Bahia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas