20 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em Guanambi

Mais Lidas

https://materiais.henet.com.br/guanambi

Mais 16 cidades do país tiveram a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional por serem atingidas por desastres naturais. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (25). Confira aqui aqui.

Dos 16 municípios, oito passam por um período de estiagem. São eles: Capoeiras, Moreilândia, Quixaba e Surubim, em Pernambuco, Guanambi, na Bahia, Boqueirão, na Paraíba, Dirceu Arcoverde, no Piauí, e Alexandria, no Rio Grande do Norte.

Já Fartura do Piauí e Vera Mendes enfrentam um período de seca, que é uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.

São João del-Rei e Urucânia, em Minas Gerais, e Charqueadas, no Rio Grande do Sul, registraram queda de granizo. Alfenas, também em Minas Gerais, e Galvão, em Santa Catarina, foram atingidas por chuvas intensas. Por fim, Gravataí, no Rio Grande do Sul, sofreu com vendavais.

Em Guanambi, o município decretou a situação de emergência por conta da estiagem em 15 de setembro. Como é uma característica climática da região semiárida, não é comum chover entre meados de abril até o início da primavera, o que todos os anos causa problemas à população, sobretudo a rural.

Desde o fim de semana, o tempo está mudado em Guanambi, chegando a chover na segunda-feira (24) e com previsão de mais chuvas nos próximos dias, o que deverá reverter o cenário de estiagem.

Como solicitar recursos federais

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias